Esporte

Tocha olímpica chega a Santa Catarina

Foto: Stefano Giorgio/DS

Foto: Stefano Giorgio/DS

A tocha olímpica passou pela região Oeste de Santa Catarina ontem. A primeira cidade a receber o símbolo das Olimpíadas foi São Lourenço do Oeste, de onde a tocha seguiu para Chapecó, Concórdia, e passa pelo Rio Grande do Sul para depois retornar ao Estado catarinense.

Em São Lourenço do Oeste, a tocha chegou por volta das 7h30min. O percurso, de dois quilômetros, passou pela rua Nereu Ramos, avenida Brasil, rua Aldo Lemos e rua Coronel Bertaso, sendo finalizado na Praça da Liberdade, onde foi montado um palco. 

O destaque de condutor da tocha na cidade foi o jogador de futsal Rafael da Rosa, conhecido como Katata. Ele é natural de São Lourenço do Oeste e atualmente joga na Rússia, segundo a prefeitura. Por volta das 8h15min, a chama olímpica foi levada para Chapecó, distante cerca de cem quilômetros de São Lourenço do Oeste.

A tocha chegou por volta das 10h25min em Chapecó. Um dos destaques dos condutores foi José Nivaldo Martins Constante, goleiro do time de futebol Chapecoense. Ele foi o último a levar a tocha.

O encerramento ocorreu na Praça Coronel Bertaso. Por volta do meio-dia, o símbolo olímpico seguiu para Concórdia. Mais tarde, a tocha vai continuar o percurso no Rio Grande do Sul. No dia 9 de julho o símbolo passa pela cidade de Bento Gonçalves, onde será conduzido pela jornalista Tatiana Dornelles.

Sul do Estado

No mesmo dia a tocha retorna a Santa Catarina, desta vez passando pelo Sul. O percurso começa por Sombrio, Araranguá e Criciúma. Já no dia 10 de julho, a chama segue pelo Estado e chega à região da Amurel, passando por Tubarão e Laguna, e depois segue para a Grande Florianópolis, passando por Palhoça, São José e a capital. No dia 12 de julho o trajeto será no litoral até o Vale do Itajaí, em Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar e Blumenau. Joinville será a última cidade a receber a tocha em território catarinense, depois de atravessar no dia 13 de julho por Massaranduba, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.

Com informações do Jornal Diário do Sul