Geral

Toninha aparece morta em praia de Laguna

Foto: Elvis Palma/Diário do Sul

Foto: Elvis Palma/Diário do Sul

Uma toninha, animal marinho muito parecido com golfinho, apareceu morta na Praia do Gi, em Laguna, no último sábado. Integrantes do Departamento de Engenharia de Pesca da Udesc recolheram a carcaça para análises em laboratório, mas é quase certo que a causa da morte seja ferimentos por redes de pesca.

O fotógrafo Elvis Palma foi uma das primeiras pessoas a encontrar o animal já sem vida na areia. “Por volta das 14h15 avistei a toninha e, pelos ferimentos, desconfiei que tivesse morrido por causa de redes”, explicou.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, poucas horas depois, um grupo de estudantes do Departamento de Engenharia de Pesca da Udesc levou a carcaça para uma câmara fria da instituição. O chefe do departamento, professor Pedro Castilho, fará hoje uma análise em laboratório, mas embora ainda não tenha visto a toninha, afirma não ser muito difícil afirmar que se trata de mais uma morte causada por redes de pesca. “Trata-se de um macho com pouco mais de um ano de idade. Os exames vão permitir que se descubra qual o tipo de rede de pesca que causou a morte”, informou.

A última morte de animal marinho registrada em Laguna aconteceu em outubro de 2013 e teve grande repercussão nas redes sociais. Um boto foi encontrado na Lagoa do Imaruí com o bico totalmente enrolado por cordas de rede, o que causou asfixia e o levou à morte.