Clima

Tornado pode ter atingido comunidade em Orleans; VEJA VÍDEO

Populares da comunidade de Rio Hipólito afirmam que nuvem funil atingiu o chão. Moradora filmou o evento que perdurou por aproximadamente 10 minutos.

Foto: Sul In Foco/ Kátia Justi Lolli

Moradores de Rio Hipólito, interior de Orleans, questionam sobre a possibilidade da comunidade ter sido atingida por um tornado na tarde do último sábado (3). O evento atmosférico teria acontecido por volta de 17 horas.

Conforme relatos, o possível tornado teria danificado parte de uma lavoura de milho e o telhado de um paiol. O vídeo foi gravado por uma jovem de 17 anos, moradora da comunidade.

“Eu estava recolhendo a roupa do varal quando me deparei com o movimento das nuvens no horizonte. Ela subiu e desceu umas três vezes e parecia que tocava o solo. Durou uns 10 minutos. O vento era fraco onde moro, mas a formação das nuvens assustou e chamei minha mãe para ver’, comenta Kátia Justi Lolli.

As imagens foram repassadas em um grupo de produtores de leite na região que também questionaram o evento. A propriedade atingida seria de parentes da jovem e fica a aproximadamente dois quilômetros de onde ela mora.

Foto: Sul In Foco/ Kátia Justi Lolli

Mesmo com as evidências, não há como garantir que seja um tornado. “É apenas uma nuvem funil e nada mais. Tentei verificar nas imagens se a nuvem desce até o solo, mas não fica claro. No caso do destelhamento, pode acontecer em qualquer evento climático. O certo é averiguar o local onde o solo foi atingido e assim, poderíamos analisar de forma mais precisa”, afirma o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correia.

A “nuvem funil” é a denominação dada a um vórtice parecido com um tornado, mas que não chega a tocar o solo. O mesmo evento já foi registrado por agricultores recentemente, em Nova Veneza.

O meteorologista da Epagri/Ciram em Urussanga, Márcio Sônego, também analisou as imagens e confirmou a possibilidade de ocorrer tais eventos atmosféricos em função do sistema de baixa pressão que esteve sobre o Sul do Brasil nos últimos dias. “Pode haver a formação de nuvem funil nestas condições. A situação atmosférica favorecia, inclusive na formação de temporais”, destaca.

A comunidade do Rio Hipólito está localizada a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Orleans e próxima da Serra Geral. Ainda segundo a Defesa Civil do município, não há registro de estragos com os temporais registrados nos últimos dias na cidade.

Veja o vídeo:

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.