Saúde

Trabalhadores do Hospital São Donato, em Içara, entram em greve

Servidores pedem reajuste salarial e aumento do piso, segundo sindicato. Serviços de emergência funcionam com 30% do efetivo na unidade.

Foto: Marco Antonio Mendes/RBS TV

Foto: Marco Antonio Mendes/RBS TV

Trabalhadores do Hospital São Donato, em Içara, entraram em greve por tempo indeterminado a partir da manhã desta terça-feira (25). Eles reivindicam reajustes salariais. Na unidade de saúde, funcionam apenas os serviços de emergência e o setor de internação.

Conforme informações do site G1, a greve começou no primeiro turno de trabalho desta terça, às 6h. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Cléber Ricardo da Silva Cândido, a adesão é de mais de 90% dos trabalhadores. "Estamos mantendo as escalas de 30% na emergência e setor de internados. Os demais setores estão parados em 100%", afirmou o presidente.

Serviços como ambulatório e cirurgias eletivas estão parados. Os servidores pedem que "repassem aquilo que os demais hospitais estão passando", disse o presidente. As reivindicações são 8,5% de reajuste, piso de R$ 1.040, acréscimo de 40% no salário por insalubridade no setor de higienização e reajuste de 2% no salário daqueles que estão há mais de dois anos no hospital. Nenhuma assembleia está prevista. Uma nova reunião ocorrerá caso a administração do hospital apresente nova proposta.

Hospital

Segundo o diretor-administrativo do São Donato, Júlio de Luca, o número de funcionários da emergência está "bem reduzido" e alguns pacientes estão sendo encaminhados para outros hospitais. "Está zerada a negociação. Vamos esperar o sindicato se manifestar", afirmou.