Geral

Trabalhadores do São Donato fazem passeata e abraçam hospital

Foto: Maristela Benedet

Foto: Maristela Benedet

Vestidos de preto e com palavras de ordem simbolizando a luta pela valorização e, buscando o apoio da população ao movimento, diversos trabalhadores em greve no São Donato em Içara há quatro dias, fizeram passeata em algumas ruas da cidade na tarde desta sexta-feira (28).

Eles estiveram em frente à prefeitura e chamaram atenção do prefeito do município no sentido de contribuir com a força política agindo junto ao Estado na liberação de recursos e repasse dos reajustes aos trabalhadores.

Cleber Ricardo Candido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), ressaltou que todos respeitam e desejam atender bem as pessoas, mas há muito tempo sofrem com salários baixos. “Os profissionais merecem ter reajustes dignos nas suas funções que salvam vidas”, disse. Ao final eles abraçaram a instituição em uma demonstração de amor pela local de trabalho.

Outros sindicatos da região, comerciários, servidores de Içara e Criciúma, bancários, ceramistas, mineiros de Siderópolis estiveram apoiando a mobilização. Na assembleia de ontem, a categoria rejeitou a proposta da instituição.

A proposta – Foi oferecido 40% de insalubridade para a higienização em novembro, piso de R$ 1.040,00 em janeiro, 6,34% do INPC mais 1% de ganho real pago em duas parcelas. Janeiro seria primeira e fevereiro a segunda e em março, o retroativo (novembro a março) pago de março a julho em cinco parcelas.

Em maio, após garantir a contratualização e o convênio de leito de retaguarda, voltar a conversar com o sindicato para viabilizar a possibilidade de aplicar o piso de R$ 1.500,00 para os técnicos de enfermagem. São 120 trabalhadores na instituição.

Colaboração: Maristela Benedet