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Trabalhos iniciam em dois meses

O trecho restante no processo licitatório teve seis propostas apresentadas.

Foto: Chênia Cenci

Foto: Chênia Cenci

Aos poucos homens e máquinas definem o novo traçado da SC-370, rodovia que irá interligar a Serra do Corvo Branco com o Vale do Braço do Norte. Após mais de 180 dias da entrega da ordem de serviço, os trabalhos de pavimentação seguem dentro do cronograma estipulado.
 
Boa parte dos serviços já foi executada pela empresa Setep (responsável pelo serviço), entre a terraplanagem, um pedaço significativo do traçado e mais de 20 quilômetros da topografia. A mudança no traçado envolve vários aterros e faz com que um trecho demore mais tempo para ser concluído. 
 
Conforme reportagem do jornal Notisul, agora inicia uma nova etapa, a concorrência para a execução dos trabalhos, que corresponde ao trecho de Urubici a Grão-Pará no segmento dois da obra. Seis empresas – entre elas duas de consórcio – apresentaram propostas para licitação deste lote. 
 
“A abertura dos envelopes deve ocorrer em janeiro e, assim, o processo deve ser concluído em seguida. Acredito que após 30 dias já será dada a ordem de serviço”, afirma o secretário de desenvolvimento regional de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino (PSD).  Este trecho era o único que faltava ser licitado. A obra corresponde a 9,292 quilômetros da pavimentação da Serra do Corvo Branco. Serão executados os serviços de terraplanagem, colocação da camada asfáltica, drenagem, obras de arte, sinalização, obras complementares e serviços diversos.

Entenda a obra
 
• O que é feito – Segmento 3 
Trecho: São 23,468 quilômetros entre a Serra do Corvo Branco e o centro de Grão-Pará (do quilômetro 105 ao 129).
O que será feito: Terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem, obras de arte, sinalização, obras complementares e serviços diversos.
Prazo para a execução: 900 dias após a entrega da ordem de serviço.
Proposta de preço mais vantajosa: R$ 39.799.866,08, da Setep.
 
 • Obras de artes especiais – Segmento 3
Trecho: São 23,468 quilômetros entre a Serra do Corvo Branco e o centro de Grão-Pará (do quilômetro 105 ao 129).
O que será feito: Execução das pontes sobre o Rio Pequeno (36 metros), Rio Capivaras (24 metros) e o Córrego Forcadinha Capivaras (26 metros).
Prazo para a execução: 210 dias após a entrega da ordem de serviço.
Proposta de preço mais vantajosa: R$ 1.527.519,55, da Planecon.
 
• O que está em processo licitatório – Segmento 2
Trecho: São 9,292 quilômetros que compreendem a Serra do Corvo Branco (do quilômetro 96 ao 105).
O que será feito: Terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem, obras de arte, sinalização, obras complementares e serviços diversos.
Preço máximo: R$ 29.691.205,05.
Prazo para a execução: 720 dias após a entrega da ordem de serviço.

A pavimentação da Serra do Corvo Branco
 
O asfaltamento dos 9,292 quilômetros, que compreendem a Serra do Corvo Branco teve o processo licitatório declarado como fracassado em abril deste ano. Como as duas empresas participantes apresentaram valores superiores ao de saída do edital, de R$ 29.691.205,05, a concorrência precisou ser refeita. Conforme o secretário de desenvolvimento regional em Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) iniciou o processo licitatório. “O Deinfra entendeu que, como a serra tem um terreno diferenciado, é necessário que seja mais caro o serviço. O órgão já autorizou a abertura do processo licitatório, porém, ainda sem data definida”, revela Roberto.