Geral

Trabalhos redimensionam fluxo no futuro viaduto de Laguna

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

A finalização de trabalhos estéticos e estruturais, no vão inferior do viaduto de acesso ao centro de Laguna, em construção na BR-101 Sul catarinense, vai alterar a movimentação de veículos e pedestres no segmento. A disposição de equipamentos e trabalhadores necessita que tráfego seja redefinido periodicamente, para dar segurança aos envolvidos nas atividades, raio de manobra e circulação do maquinário e isole os usuários da frente de trabalho.

Para isolar e identificar as atividades no viaduto, o consórcio Setep-Setorsul, contratado pelo DNIT para execução do lote 1 da travessia urbana lagunense, instalou sinalização provisória de obras, que muda de local para atender à necessidade da construção. Cones de trânsito, placas móveis e faixas de advertência são usados para identificar os acessos ao centro de Laguna.

Para os motoristas que entrarem na cidade, seguindo do Sul, o acesso não foi alterado, assim como os usuários de deixam a SC-436 e rumam para o Norte catarinense, pela BR-101 Sul. Porém, quem segue no sentido Florianópolis-Porto Alegre e precisa chegar a Laguna ou seguindo para o extremo Sul saindo da cidade, deve observar o acesso definido pela sinalização provisória.

Os pedestres que necessitam cruzar a BR-101 Sul dentro da frente de obras para construção do viaduto precisam atentar para o espaço destinado para a travessia. É proibida a aproximação ou entrada de pessoas não autorizadas nas frentes de obras para construção do viaduto. Os trabalhos no vão inferior seguirão nas próximas semanas, requerendo atenção redobrada dos motoristas.

O lote 1 e o viaduto

Quando concluído, o viaduto de acesso ao centro da cidade de Laguna terá 71,25 metros de extensão (vão). Por baixo da estrutura, no antigo contorno em nível, fluirá o tráfego de veículos chegando ou saindo do aglomerado urbano.

O segmento de obras de duplicação da BR-101 Sul/SC, entre Bentos e Cabeçuda/Canal de Laranjeiras integra o trecho da rodovia federal entre Florianópolis e Osório, no Rio Grande do Sul. O trecho em duplicação no Lote 01 atravessa aglomerado urbano de Laguna, com inúmeros distritos, povoados, pequenos núcleos habitacionais e mesmo moradias isoladas próximas às margens da rodovia. Os dispositivos de segurança, como passagem inferior de pedestres e passarela, presentes no projeto, vão proporcionar maior comodidade e segurança aos moradores lindeiros de Bentos, Barranceira e Cabeçuda.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC