Geral

Tractebel e WEG erguem aerogerador de 2,1 MW em Tubarão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Tractebel Energia e a WEG trabalham unidas no Projeto Estratégico da ANEEL chamado Desenvolvimento de Tecnologia Nacional de Geração Eólica, que foi aprovado na Chamada Pública nº 17/2013, e está sendo realizado na cidade de Tubarão, no Sul de Santa Catarina. Num primeiro momento, o objetivo do projeto é instalar um aerogerador com potência de 2,1 MW e a partir da análise e do desempenho das tecnologias nele aplicadas, elaborar o projeto, fabricar e instalar o protótipo de um aerogerador de 3,3 MW de potência, desenvolvido com tecnologia 100% nacional, o que é inédito no País.

A instalação do aerogerador de 2,1 MW está em fase final de montagem, ou seja, já está erguido e é percebido por quem passa pela BR 101, na frente do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda.

Segundo o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Tractebel Energia, Sergio Maes, a previsão para os primeiros testes deste aerogerador, com capacidade para atender 2 mil residências, é no final de fevereiro. “Não estamos com o aerogerador em operação, pois existem outras etapas de instalação a cumprir antes do equipamento funcionar”, esclarece o engenheiro. O gerente do projeto, Renato Coelho, explica que a montagem final do rotor e das pás dessa primeira etapa ocorreu no dia 15 de janeiro.

Perfil do Aerogerador
– Altura da Torre: 120m
– Diâmetro base da torre: 10m
– Diâmetro topo da torre: 3,4m
– Torre: Concreto
– Potência Nominal: 2,1MW
– Comprimento das pás: 53m
– Peso aproximado dos equipamentos: 150 toneladas.

Colaboração: Duda Hamilton/Dfato Comunicação