Trânsito

Tráfego entre bairros mais seguro pelas vias lindeiras da BR-101 Sul/SC

Tráfego entre bairros mais seguro pelas vias lindeiras da BR-101 SulSC (3)

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

Com a duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina, muitos bairros existentes nos bordos da rodovia federal passam a ser interligados pelas vias lindeiras. Antes das obras, esta ligação era feita pela pista simples, aumentando o fluxo de veículos em movimentação. Além do tráfego, as ruas laterais servem de caminho para pedestres e ciclistas, circulando de forma segura.

Dentro das obras de expansão da capacidade rodoviária da BR-101, no segmento catarinense, 211 quilômetros de vias lindeiras, somente nos lotes catarinenses de obras. Nas cidades de Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão, Sangão, Içara, Maracajá, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul e São João do Sul, as pistas duplicadas e obras de arte especiais (OAEs) separam bairros, dentro de aglomerações urbanas em que o traçado das pistas está inserida. Nestes trechos é possível se locomover, trafegando com veículo ou a pé, entre as aglomerações urbanas e ruas, sem a necessidade de acessar as faixas de rolagem.

Para os veículos, há pistas, e para os pedestres, há calçadas para distribuir o tráfego de forma segura e ordenada. Mas, para isso, tanto os motoristas quanto os pedestres, precisam ficar atentos a sinalização vertical e horizontal disposta. O DNIT/SC vem instalando e dando manutenção constante para os dispositivos de sinalização rodoviária instalada desde 2010, como placas e faixas de pedestres, para demarcar áreas para travessias de pessoas e limitando a velocidade máxima permitida para veículos.

Os transeuntes devem atentar para os locais onde há faixas de pedestres implantadas em vias lindeiras, geralmente anterior e posteriormente edificadas aos viadutos, passagens inferiores de veículos e passarelas. Os motoristas, por vez, devem atentar a sinalização vertical que indica tráfego em mão-dupla ou em sentido único. O limite de velocidade em todas as vias lindeiras a BR-101 Sul é de 40 km/h a 60 km/h.

Tráfego entre bairros mais seguro pelas vias lindeiras da BR-101 SulSC (3)

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

Programa de Melhoria das Travessias Urbanas –Dentre os 22 projetos socioambientais e um Estudo desenvolvidos paralelamente às obras de duplicação da BR-101 Sul, consta o programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Este programa tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.

As vias lindeiras estão inclusas neste item do Plano Básico Ambiental – PBA, juntamente as passarelas e passagens inferiores de pedestres, todos dispositivos que possibilitam o trânsito de veículos e pedestres, visando à interação definitiva da rodovia duplicada aos aglomerados urbanos lindeiros a ela.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

Tráfego entre bairros mais seguro pelas vias lindeiras da BR-101 SulSC (3)

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

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