Trânsito

Trânsito muda para construção de viaduto em Laguna

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Os motoristas que trafegam pela BR-101 Sul catarinense precisam atentar para as modificações temporárias no tráfego entre o km 311 ao km 312, necessárias para construção do viaduto de acesso ao centro da cidade de Laguna. Os usuários que estiverem na cidade e precisarem seguir viagem para o Norte do estado, seguirão normalmente pelo traçado de pista em desvio. Para seguir do centro lagunense para o extremo-sul, os motoristas podem utilizar o retorno em nível existente, dentro da frente de obras.

Quando houver lançamento de vigas, o trânsito neste segmento é alterado para garantir a segurança dos usuários da rodovia federal e dos trabalhadores envolvidos na obra. Os espaços para retorno ou acesso a Laguna serão identificados pela sinalização vertical provisória de obras, dispostas anteriormente aos locais de manobra.  Em nenhuma circunstância o acesso a Laguna para os veículos que seguirem no sentido Sul-centro sofrerá alteração.

Os trabalhos de içamento de vigas, nos dois últimos vãos do viaduto de acesso Sul a Laguna serão avisados com antecedência. O processo de instalação de vigas não irá interferir diretamente no fluxo de veículos pelo trecho, porém, os motoristas precisam atentar para o transporte das vigas entre o canteiro de obras até a frente de trabalho. Chegando ao canteiro de obras, destino do içamento das vigas, os motoristas devem atentar, agora, aos trabalhos de manobra do caminhão de transporte e instalação nos pilares. 

Os pedestres que circulam próximos à construção não devem cruzar a rodovia pela frente de obras. Nesse local há máquinas pesadas, caminhões e trabalhadores em trânsito constante, o que possibilita risco de acidentes àqueles que não pertencem ao quadro funcional da construção. Para travessia segura, é preciso usar a passagem de pedestres exclusiva, indicada e sinalizada no canteiro, respeitando o local determinado pelas construtoras ou observar o melhor local para travessia da pista, em trecho em que os motoristas possam visualizar a travessia anteriormente.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC