Geral

Trânsito na área central de Orleans volta a ser debatido em sessão da Câmara de Vereadores

Sessão dessa segunda contou com a participação do presidente da AAPIO

A sessão dessa segunda-feira (5) da Câmara de Vereadores de Orleans foi tranquila, em partes. A reunião, no primeiro momento, contou com a participação do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Orleans – AAPIO, Luiz Legnani, que em uso da tribuna, tratou sobre assuntos de interesse da classe. Ele relatou sobre a real situação dos aposentados no Brasil, o descaso com a saúde para os idosos e a previdência social. Cientes da informação, os vereadores se comprometeram em auxiliar a Associação por meio dos deputados de seus respectivos partidos.

No segundo momento, o que gerou mais uma vez discussão entre os edis foi a questão referente ao trânsito da cidade. Vagas de estacionamento foram o foco principal do debate.

O assunto gerou polêmica devido a uma indicação feita pelo vereador Lindekson Resin, que indica a instalação de placas de indicação de estacionamento prioritário em duas farmácias localizadas no Centro da cidade.

O vereador e presidente da Comissão de Trânsito, Clésio de Oliveira Sousa, o Cabelinho, mencionou que esses pedidos são importantes. Porém são muitas as solicitações e a comissão tem outras prioridades. “O nosso estacionamento rotativo ainda não funciona direito. Temos apenas cinco monitores que não dão conta de fiscalizar todas as ruas onde o programa funciona. E o mais grave: os monitores ainda não podem multar os motoristas que ultrapassam o tempo estimado do rotativo”, disse Clésio.

De acordo com o vereador João Teza Francisco, o Dão, o assunto trânsito de Orleans é uma conversa que não resulta em melhorias. “Muito se fala, discute e não se chega a lugar nenhum. Já tivemos na cidade um engenheiro de trânsito que trouxe projetos de mudanças no trânsito. Mas até agora nada foi mudado. Está difícil estacionar em Orleans” relatou Dão.

Além dos estacionamentos para os veículos que trafegam pela cidade, o vereador Mário Coan, indicou que sejam criados espaços para carga e descarga de mercadorias no Centro. “É outra dificuldade que os nossos lojistas enfrentam. O caminhão chega para descarregar as mercadorias e dificulta toda a trafegabilidade”, pontua Mário.

Votações da noite:

01 – Votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2014 de autoria do vereador Mário Coan – Nomina como Travessa Elizio Sampaio a rua com início na Rua Barão do Rio Branco e término na propriedade da família Sampaio, estando localizada no Município de Orleans.

02 – Votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2014 de autoria do vereador Clésio de Oliveira Sousa – Nomina Ruas do Loteamento Jardim Carolina no Município de Orleans.

03 – Votação da Indicação nº 40/2014 do vereador Lindekson Resin indicando ao Prefeito Municipal a instalação de placas de indicação de estacionamento prioritário de farmácia nas duas farmácias São Jorge; construção com urgência de abrigos de ônibus nas proximidades da Escola Samuel Sandrini.

04 – Votação da Indicação nº 41/2014 do vereador Cristian Berger indicando ao Prefeito Municipal que seja feita a reforma das lixeiras da Rua Gelsia Mariot Paladini e Rua Valmiré Alexandre na saída para Rio Novo.

05 – Votação da Indicação nº 42/2014 do vereador Cristian Berger indicando ao Prefeito Municipal que seja concertado os existentes no asfalto na saída para o Rio Novo.

06 – Votação da Indicação nº 43/2014 do vereador Cristian Berger indicando ao Prefeito Municipal que seja feito rede de esgoto na Rua Frederico Tezza, na Barra do Rio Novo.

[soliloquy id=”65457″]