Geral

Trapiches para barcos de pescadores serão reformados

Foto: Cristiano Correia Gomes

Foto: Cristiano Correia Gomes

O Governo Municipal, através da Secretaria de Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura, irá comprar material por licitação, para a recuperação dos trapiches construídos para atender as comunidades pesqueiras. 

Os mais precários deverão receber as melhorias como a troca da madeira e colocação de material apropriado. 

Segundo o secretário da Pesca, José Carlos Netto, em aproximadamente dez trapiches os pescadores não estão conseguindo utilizar com segurança. Na comunidade da Cigana o local não vem sendo aproveitado devido a precariedade das instalações. 

Os trapiches são importantes meios para o pescador atracar o barco e também para descarregar a pesca diária. Maioria dos pescadores utilizam a região dos trapiches nas margens das lagoas Santo Antônio, Imaruí e Camacho, para guardar as embarcações.  Os trapiches das comunidades da Barranceira, Bentos, Caputera, Estreito, Cabeçuda, Portinho, Arial, Canto da Lagoa, Cigana, Figueira, Nova Fazenda, Perrixil e Mato Alto devem receber algum tipo de melhoria. 

As construções foram erguidas em 2007. A extensão dos trapiches depende da profundidade da lagoa em cada comunidade, alguns tem 100 metros, outros 60 e 70.