Trânsito

Trecho estaiado chega a 80%, na Ponte de Laguna

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

O consórcio Ponte de Laguna, responsável pela construção da travessia da BR-101 Sul catarinense, atingiu 80% de obras concluídas do trecho estaiado sobre o Canal de Laranjeiras. O segmento faz parte da construção da ponte de Cabeçuda, ligando Laguna a Pescaria Brava, segunda etapa da duplicação da rodovia federal. Os trabalhos são realizados entre os apoios – conjunto de dois pilares e uma travessa, números 35 e 36, no leito da lagoa Santo Antônio dos Anjos.

O apoio 36 está mais adiantado, com previsão de finalizar a construção do mastro para o final do mês de outubro. Neste apoio já foram instaladas 12 aduelas, metade das 24 unidades necessárias, com oito (quatro em cada face) dos 26 cabos de aço já instalados. O apoio 35 tem previsão de ser concluído no início do mês de novembro. Neste, a instalação de aduelas está na oitava unidade, com quatro cabos protendidos. O consórcio aloca trabalhadores em dois turnos para a construção do trecho estaiado, com início às 7:30 horas e finalizando às 3:00 horas da manhã.

A instalação de aduelas no trecho estaiado começou no final do mês de agosto. A construção e estocagem das estruturas específicas para o trecho estaiado foi iniciado no mês de maio passado, sendo produzidas no mesmo espaço das unidades para os trechos correntes Norte e Sul, já finalizados.

A Ponte de Laguna – A ponte para travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul catarinense, tem 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios – cada apoio tem dois pilares, sendo o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. A Ponte de Laguna está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através dos trabalhos realizados pelo consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase), vem realizando atividades para construção da ponte desde 2012, quando foi assinada a Ordem de Serviço. Desde então, o consórcio executor realizou a dragagem do canal de serviço, recrutou profissionais – cerca de 1.600 trabalhadores no pico de obras, construiu o canteiro central, com escritórios, dormitórios, refeitório, usina de concreto, pátio de obras e deck para carga e descarga das balsas, construção de cabeceiras, cravação de estacas no leito da lagoa, construção de pilares e travessas, instalação de aduelas e suportes laterais (mãos francesas) e construção dos apoios para dois mastros.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC