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Trecho Norte da Ponte de Laguna tem instalação de aduelas finalizadas

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através dos trabalhos realizados pelo consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase), finalizou na semana passada, a instalação do 33º e último vão de aduelas no trecho corrente da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. Nessa altura da obra, a treliça lançadeira, equipamento que instala as aduelas, será desmontada, para início do segmento Sul, indo do bordo da BR-101 Sul, no km 316, até o 36º conjunto de pilares (apoio), dentro da lagoa Santo Antônio.

A ponte para travessia do Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul catarinense, tem 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios – cada apoio tem dois pilares, sendo o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. A Ponte de Laguna está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado.

Dos 33 vãos instalados, 10 foram construídos em terra. No espaço entre pilares, são içadas e instaladas 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,65 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas aduelas terão 1,60 metro de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas.

A construção dos vãos

O processo de içamento das aduelas inicia no canteiro central do consórcio, no bairro Mato Alto, onde são construídas as unidades a serem transportadas até a frente de obras. A construção das unidades é feita sobre bases de concreto, em duas etapas, sendo a primeira a laje de fundo e, a segunda, as vigas e laje superior. Para execução das peças são utilizadas ferragens, formas e cimbramentos (estruturas de suporte provisórias) especiais, e concreto, garantindo a geometria e resistência previstas em projeto.

O içamento e instalação das aduelas é feita pela treliça lançadeira, equipamento que mede aproximadamente 131 metros de comprimento, com 12 metros de altura – contanto do tabuleiro (parte superior do pilar) – e cerca de nove metros de largura e 600 toneladas de peso, sendo o maior equipamento em operação no empreendimento. A treliça tem base fixa, atrelada aos pilares, e um guindaste móvel, com capacidade de carga de 1.260 toneladas, que desliza sobre a estrutura, içando as aduelas, sendo capaz de erguer um vão inteiro com 14 aduelas – 48 metros de comprimento –, com peso aproximado de 1.211 toneladas.

Às aduelas, serão acrescidas abas laterais para dar a largura de pistas, que variam de 24 a 26 metros. Depois de içadas, as aduelas recebem aplicação de adesivo estrutural a base de epóxi entre cada unidade. Em cada ligação são instaladas cinco barras de aço carbono prétensionadas, para compressão e cura da cola. Após essa etapa o vão, montado, é protendido (esticado) e as barras são desmontadas para serem reutilizadas no vão seguinte.

Com o trabalho finalizado no trecho corrente Norte, a treliça lançadeira está estacionada entre o apoio 31 e 33. O trabalho de desmontagem e montagem, na cabeceira Sul, será realizado em 90 dias, com o início da instalação das aduelas programado para agosto.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC