Geral

Três escolas estão sem condições de receber alunos, em Tubarão

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Três escolas da rede estadual de ensino permanecem com as aulas suspensas por tempo indeterminado e sem condições de funcionamento: EEB João Teixeira Nunes, EEB Sagrado Coração de Jesus e EEB Governador Aderbal Ramos da Silva, todas de Tubarão.

A suspensão das atividades foi necessária devido ao vendaval que atingiu a região no último dia 16 e deixou um rastro de destruição, incluindo prédios onde funcionam unidades escolares. Outras também foram atingidas, mas retornam às atividades ainda esta semana, sem data definida: Cedup, EEB Professor Arno Hübbe e EEB Professora Célia Coelho Cruz. Apenas a EEB Professor Noé Abati tem data definida de retorno para amanhã.

De acordo com a assessoria de imprensa da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, os reparos ainda estão sendo realizados e nenhuma destas escolas retorna amanhã. “O secretário está em Florianópolis e levou relatórios dos danos ao gabinete do governador, Raimundo Colombo, para viabilizar a liberação de recursos extras para acelerar o processo de recuperação das unidades escolares”, diz.

Na rede municipal de ensino de Tubarão as aulas foram retomadas ontem, com algumas exceções. Os CEIs voltaram às atividades normais, exceto o Cantinho da Alegria, no bairro Morrotes. Em relação às escolas municipais de educação básica – EMEBs, praticamente todas retomaram, com exceção da Arino Bressan (Monte Castelo), Francelino Mendes (São João Margem Direita), Manoel José Antunes (Vila Esperança) e Maria Emília Rocha (Recife).

Sobre o transporte escolar, os serviços também voltaram a funcionar normalmente, com exceção da rota São Martinho. Já o atendimento externo da Fundação Municipal de Educação continua interrompido. À medida que os serviços e as unidades escolares forem normalizados, a comunidade será informada.

Em Capivari de Baixo também estão previstos para esta semana – sem data definida – os retornos às atividades das escolas EEB General Osvaldo Pinto da Veiga e EEB São João Batista. 

No que se refere às nove creches e cinco escolas municipais de Capivari de Baixo, todas já voltaram a funcionar. Algumas, no entanto, estão em espaços improvisados, como biblioteca e sala de reuniões. Isso ocorre apenas nas duas escolas mais danificadas: a Stanislau Gaidzinski Filho e a Dom Anselmo Pietrulla. Também há caso de junção de duas turmas numa só sala.

Com informações do Jornal Diário do Sul