Geral

Três pontos do litoral sul estão impróprios para banho

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Santa Catarina divulgou na última semana o relatório número 41 de balneabilidade do litoral catarinense. Às vésperas do início da temporada de verão, três pontos no sul do estado foram detectados com água imprópria para banho. Os locais estão localizados no Balneário Rincão, em Laguna e em Passo de Torres.

No Rincão, o problema foi encontrado na Lagoa do Faxinal, em frente a Avenida 1. Já em Laguna o ponto impróprio é a Prainha do Farol, na entrada da praia e em Passo de Torres a água inadequada é no Braço Morto do Rio Mampituba, próximo à ponte.

De acordo com o gerente de pesquisa e análise de qualidade ambiental da Fatma, Rafael Schadeck, os relatórios são feitos mensalmente ao longo do ano, mas de novembro a março são realizados semanalmente.

“Para ser considerado impróprio para banho, entre as últimas cinco medições, duas apontando mais de 800 microrganismos para cada 100ml de água, já está sem condição para banho”, declarou Schadeck.

Conforme ele, os riscos para o banhista que tiver contato com a água? são os mesmos como o de consumo. “Ao longo do verão os locais podem voltar a ser próprios ao banho, a situação depende das coletas que serão realizadas”, acrescentou.

É importante as pessoas ficarem atentas ao site da Fatma para saber os locais devidos à recreação. Atualmente são 41 não aconselháveis em todo o estado. “Apesar de existirem placas informativas, entre a coleta e a troca pode haver demora, então é bom ficar sempre atualizado pela internet”, finalizou o gerente.

Com informações do Portal Satc