Geral

Três rios do Sul do Estado estão em situação de emergência para estiagem

Entretanto, barragem do Rio São Bento está com um nível normal para o abastecimento

Foto: Arquivo Engeplus

Foto: Arquivo Engeplus

Acompanhando os níveis nas Bacias dos Rios Itajaí, Tubarão, Araranguá, Antas, Tijucas e Cubatão do Sul, o Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) constatou que cinco estações de monitoramento hidrológico encontram-se na condição de emergência para estiagem.

Conforme o site Engeplus, destas, três estão no Sul do Estado nas cidades de Orleans, São Martinho e Meleiro. As outras duas estão nos municípios de Mondaí, no Extremo Oeste, e em São João Batista, na região de Florianópolis. 

Segundo a Ciram, persistindo essa situação nos próximos dias, captações de água ao longo dos Rios Itajaí, Tubarão, Araranguá, Antas, Tijucas e Cubatão do Sul, poderão ser afetadas na utilização da água nos setores de abastecimento público, industrial, agrícola, geração de energia hidroelétrica entre outros.

Barragem do Rio São Bento – Conforme o engenheiro civil e responsável pela barragem do Rio São Bento, Jaisson Speck, o nível da barragem está com 50 centímetros abaixo do nível de vertimento (nível máximo). “Apesar deste período de seca, a última chuva caiu bem concentrada na bacia, o que confortou o abastecimento”, frisa. A barragem atende seis municípios da região: Criciúma, Içara, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Maracajá, totalizando 350 mil habitantes.

Atualmente, são liberados 5,5 mil litros de água para a rizicultura e 1.050 para o abastecimento público. “A barragem ainda está em um nível confortável que não compromete o abastecimento da população”, destaca Speck.

De acordo com a tabela abaixo dos níveis de rios das estações monitoradas, nove estão em condições abaixo dos níveis normais, as demais encontram-se em condições normais, com a seguinte situação: