Saúde

Treviso: Ação em escola marca o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Alunos de Treviso assistiram a uma contação de histórias que tratou o assunto de forma mais leve

Fotos: Alexandra Piati

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em todo o Brasil nesta sexta-feira (18 de maio), as Secretarias de Assistência Social e de Educação de Treviso se uniram para levar conhecimento ao principal público-alvo: as crianças. Nos períodos da manhã e da tarde, os alunos das turmas de 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Brogni assistiram a uma contação de histórias, encenada pela professora Rose, que tratou de forma mais leve o tema. “Usar a contação de histórias para levar a informação aos alunos foi uma escolha para que o assunto fosse inserido de uma maneira mais simples no entendimento das crianças. Esse é um tema delicado, que precisa ser tratado com sensibilidade, principalmente quando se fala com o público infantil, mas que tem que ser falado. Tanto é assim que o lema da campanha desse ano é ‘Esquecer é permitir, lembrar é combater”, declara o secretário municipal de Assistência Social de Treviso, Jair Pagani.

O assunto também foi tratado durante a semana em outras ações, como nos grupos de convivência do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), onde foram realizadas conversas a respeito do tema. Ainda nesta sexta, integrantes da Secretaria e do Conselho Tutelar, com o apoio da Polícia Militar, fizeram um pedágio educativo na Praça Benjamin Scussel e no comércio local, entregando folderes e adesivos com informações sobre a campanha. Esse mesmo folder também foi entregue aos alunos da escola Professora Maria Brogni e trata das leis relacionadas ao assunto, assim como explica a diferença entre exploração e abuso sexual.

“A intenção é sempre focar na prevenção, nas mais diversas formas de se evitar que esse tipo de situação aconteça, mas também de informar as pessoas sobre como agir caso venha a acontecer. E a melhor maneira é começar com as ações de prevenção desde a infância, para que as crianças cresçam sabendo das leis que as protegem. Hoje pudemos ver como os alunos prestaram atenção na professora e entenderam o que foi dito, esses ensinamentos eles vão carregar para o resto da vida”, conta o prefeito Jaimir Comin. Também participaram da ação desta sexta o vice-prefeito Rodrigo Fenili, o Birilo, a secretária de Educação, Juliana Salvador, conselheiros tutelares e a equipe do Cras.

Fotos: Alexandra Piati

Colaboração: Bruna Borges/Assessoria de Imprensa 

Notícias Relacionadas

UniCesumar: melhor EAD do Brasil oferece cursos com desconto por tempo limitado em Orleans

São mais de 50 opções em cursos de graduação e pós-graduação, todos aprovados pelo MEC. Entre os mais procurados estão pedagogia, agronegócio e contabilidade.

Atendimento aos estudantes com atividades não presenciais alcança 97% da rede estadual de ensino

O relatório da Diretoria de Ensino da SED indica que 522.325, dos 537.584 alunos matriculados na rede, estão acessando as atividades remotas de forma virtual ou com os materiais impressos.

307 escolas da rede estadual recebem lousas digitais para tornar o ensino mais interativo e tecnológico

A expectativa é de que 141 mil estudantes poderão aprender de forma mais interativa e interessante com os equipamentos, durante as atividades virtuais ou no retorno das atividades presenciais.

Escola Polo de Surdos é a inclusão e a evolução do ensino para os alunos em Criciúma

Unidade atende os 17 estudantes surdos da rede municipal. Os alunos ficam em tempo integral, com aulas de Libras e Língua Portuguesa no contraturno escolar.