Geral

Troca-troca de figurinhas da Copa vira programa de sábado

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Na Praça Nereu Ramos, o coração da maior cidade do Sul do Estado, a troca-troca de figurinhas se intensifica com o decorrer da Copa do Mundo. Nesta manhã, dezenas de pessoas estiveram reunidas com um único objetivo: completar seu álbum da Copa. No entanto, não são somente as crianças que participam da brincadeira. O álbum também conquista adultos, mulheres e idosos. A professora de educação física, Vera Michels, de 57 anos, é apaixonada por futebol, comparece aos jogos do Criciúma e também aderiu ao álbum. Em parceria com o filho, a professora procura por três figurinhas para completar seu livro ilustrado.

“Gastei uns R$ 120. Meu filho com 20 anos me ajuda. Eu compro e ele cola. Agora faltam apenas três”, conta. A troca ocorre nas proximidades da Catedral São José e é incentivada pela banca de revistas instalada na frente da Igreja Matriz. Conforme o proprietário da banca, Moacir Paes Medeiros, esta troca de figurinhas já aconteceu na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. “Neste ano, a procura está bem maior. Na última semana, por exemplo, chegou a faltar figurinhas por cinco dias para todo o Sul do Estado”, lembra.

Conforme o site Engeplus, no último pedido, Medeiros encomendou 15 mil figurinhas. “Este número é suficiente para uma semana”, comenta. Vera Texeira, de 52 anos, já completou seu álbum e agora ajuda seu sobrinho. “Gosto muito da Copa do Mundo. Para o meu sobrinho também faltam poucas figurinhas”. Medeiros também auxilia os colecionadores em busca dos jogadores que faltam para completar o livro ilustrado. “O pessoal deixa as figurinhas comigo e quem precisa me procura e tentamos encontrar aquela que ainda falta”, frisa.

Os não convocados – A Panini, fabricante do álbum da Copa do Mundo, anunciou a produção de 71 figurinhas para atualizar o livro ilustrado, pois alguns jogadores não foram convocados para a competição, como o jogador Robinho. O atleta está no álbum deste ano, porém, não foi convocado para a Copa.  Quem ficou de fora foi o atacante Jô. O pacote único com as figurinhas restantes custará R$ 10,50. O kit ficou pronto no último dia 18, porém, em Criciúma, ele ainda não chegou.