Geral

Tubarão é destaque em renda e grau de instrução

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Tubarão propicia um ambiente apropriado para os investimentos quando o assunto é capital humano. Em uma pesquisa realizada pela Urban Systems para a revista Exame, a Cidade Azul aparece em 19° lugar neste quesito, que avalia fatores como a renda média dos trabalhadores e o grau de instrução médio da população.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, o estudo Melhores Cidades para Negócios analisou, segundo a Urban Systems, 293 cidades brasileiras com população acima de 100 mil habitantes. A pesquisa apontou os municípios que apresentam os melhores índices em capital humano, onde é melhor investir, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social.

Florianópolis é a cidade que apresenta o melhor índice no quesito capital humano, e é apontada como a quinta melhor cidade para se investir no país, entre as pesquisadas. Tubarão não aparece entre as primeiras nos demais quesitos, mas em capital humano tem a segunda melhor colocação do Estado, à frente de municípios como Criciúma, Jaraguá do Sul, São José e Itajaí. Já no ranking nacional, Tubarão se saiu melhor do que capitais como o Rio de Janeiro, Natal e Goiânia. 

Para avaliar o indicador capital humano, a Urban Systems relacionou fatores como população economicamente ativa, expectativa de anos de estudo, crescimento dos empregos formais, renda média dos trabalhadores formais, percentual de trabalhadores formais com ensino superior, matrículas no ensino superior e percentual da população de 25 anos ou mais com ensino médio completo, além do número de matrículas no ensino técnico. 

Nos outros aspectos avaliados, porém, Tubarão teve índices baixos. Em Infraestrutura, por exemplo, a Cidade Azul ficou na 225ª posição no ranking nacional e em 12° no estadual. Como melhor cidade para negócios, Tubarão ocupou o 11° lugar no ranking estadual e a 143ª posição na avaliação nacional. Em desenvolvimento econômico, Tubarão aparece como a 223ª cidade do país e a 10 do Estado, entre aquelas que foram avaliadas.

Ranking Nacional – Capital Humano

1º  Florianópolis – SC
2º  Vitória – ES
3º  São Caetano do Sul – SP
4º  Curitiba – PR
5º Macaé – RJ
6º  Brasília – DF
7º  Belo Horizonte – MG
8º  Santos – SP
9º  Porto Alegre – RS
10º  Palmas – TO
11º  Niterói – RJ
12º  Jundiaí – SP
13º  Barueri – SP
14º  Campinas – SP
15º  São Paulo – SP
16º  Recife – PE
17º  Cuiabá – MT
18º  Santa Maria – RS
19º  Tubarão – SC

32º  Criciúma – SC
38º  Jaraguá do Sul – SC
39º  São José – SC
44º  Itajaí – SC