Geral

Tubarão participa de pesquisa sobre qualidade de vida

Foto: Carlos Kilian/Agência AL

Foto: Carlos Kilian/Agência AL

Tubarão é um dos cinco municípios  participantes da pesquisa Índice de Qualidade de Vida (IQV), organizada pela Assembleia Legislativa. Os dados foram apresentados nessa segunda-feira (9), na sede do parlamento catarinense. A prefeitura foi representada pelo secretário de Governo Matheus Madeira.

O levantamento é uma pesquisa quantitativa, descritiva e por amostragem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas em setembro deste ano. Foram ouvidos 406 moradores de cada um dos municípios participantes: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó e Tubarão. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

As perguntas envolviam a avaliação dos habitantes nos quesitos de saúde, segurança, educação, moradia/habitação, transporte, trabalho/renda, cultura, esporte e lazer, infraestrutura e comunicação. As notas variam de 1 a 5, sendo 1 péssimo, 2 ruim, 3 regular, 4 bom e 5 excelente.

De forma geral, os resultados dos cinco municípios em todos os quesitos foram semelhantes. O quesito em que Tubarão obteve o melhor conceito foi de trabalho e renda, onde a nota foi 4,1; já o mais baixo foi cultura, esporte e lazer, com nota 2,6.

Na avaliação geral dos 10 âmbitos, Tubarão obteve nota 3,8, ficando em terceiro lugar, empatado com Chapecó, que obteve o mesmo conceito. Ainda na avaliação geral, 62,8% dos entrevistados consideraram como boa a qualidade de vida em Tubarão.

A pesquisa completa está disponível no site da Alesc.