Geral

Tubaronense está entre finalistas de festival internacional de dança

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

O bailarino tubaronense Ivan Sehnem Duarte, de 19 anos, está entre os dez finalistas de um dos maiores festivais de dança do mundo, o USA International Ballet Competition, realizado em Jackson (Mississippi, nos Estados Unidos). Ivan competiu contra 109 bailarinos participantes do festival. A final será amanhã. 

Ivan destaca que não esperava chegar tão longe, ainda mais que não integra atualmente uma cia. de dança. A expectativa é de que o festival ajude a alavancar sua carreira. Várias companhias de dança do mundo estão presentes em busca de novos talentos, como a American Ballet Theather, onde trabalhou o bailarino russo Mikhail Baryshnikov. Também estão olheiros da França e da Espanha. Ivan ainda não pode comentar se recebeu propostas de cias. de dança.

Do mundo todo, somente 109 bailarinos foram aprovados para participar do festival. Na categoria sênior, a qual pertence Ivan, somente 11 bailarinos foram aprovados. Em todo o evento, somente três brasileiros foram classificados. Para participar, era necessário enviar um vídeo.

Ivan conta que o festival é composto de três fases. Na primeira, ele dançou variações de balé clássico de repertório. Na segunda, um solo contemporâneo, que é o mesmo para todos os competidores. Na terceira, são mais duas variações de balé clássico de repertório e solo livre. Ao todo, são seis coreografias. O bailarino está desde o dia 8 nos  Estados Unidos e deve ficar até o dia 29.

Ivan já havia provado seu talento ao conquistar o primeiro lugar na Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville em 2012. Ele disputou na categoria Balé Clássico de Repertório (Variação Masculina – Avançada). Com apenas quatro meses de ensaios da variação de Dom Quixote, o bailarino tubaronense venceu outros seis rapazes.

A professora de balé de Tubarão Laura Macedo foi quem descobriu o talento de Ivan e lhe deu a primeira bolsa de estudos. Com apoio de Laura, o jovem começou a se profissionalizar.