Cultura

Tubaronense lança livro sobre projetos sociais

Escritora Celia Vicente (Foto: Divulgação)

Escritora Celia Vicente (Foto: Divulgação)

A gestora de projetos da ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina, Celia Vicente, estará em Tubarão para o lançamento de seu livro “Um Viés Biocêntrico na Elaboração de Projetos – Desafios  e Profissionalização do Terceiro Setor”.  O ato vai acontecer nesta sexta-feira (10), às 19h30, no Museu Willy Zumblick.

A obra é fruto da sua vasta experiência no terceiro setor no Brasil e, em Portugal. A tubaronense morou uma década em Lisboa, onde fez especialização na área e atuou em organizações não governamentais. Na volta ao estado, assumiu a gestão da ONG Moradia e Cidadania na Capital catarinense e, se dedicou às pesquisas neste último ano para a produção do livro.  

A publicação traz informações e conceitos essenciais para quem trabalha com organizações não governamentais sem fins lucrativos; propõe a metodologia de Educação Biocêntrica como ferramenta eficaz na gestão de projetos sociais. Ao longo das 176 páginas, a autora ensina o passo a passo para elaborar projetos sociais, relata ações bem sucedidas de alguns profissionais do estado e aborda importantes conceitos para a profissionalização de gestores do terceiro setor como sustentabilidade, projetos e programas sociais, políticas públicas, responsabilidade social, economia solidária, economia criativa e economia verde.

Participam, também, do livro como autoras convidadas a doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ana Maria Borges de Souza e Stella Gomes Bittencourt, docente da Rede Escola de Governo, onde ministra cursos de elaboração de projetos sociais. A obra é uma promoção da ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina e conta com patrocínio da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF) e Caixa Econômica Federal.

O livro está a venda na livraria Nobel no Farol Shopping. 50% da arrecadação sob as vendas será destinada ao Projeto Oficinas Socioeducativas no contraturno da Escola Municipal Faustina da Luz, do Bairro Oficinas, em Tubarão. O projeto é desenvolvido na escola, desde 2012, pela ONG Moradia e Cidadania SC.