Geral

Turma da Mônica ensina lição contra a exploração do trabalho infantil

Foto: Milena dos Santos

Foto: Milena dos Santos

A turminha mais animada do Brasil, está chegando aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Criciúma, orientando crianças, adolescentes e famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) sobre a questão da erradicação do trabalho infantil. Em forma de gibi da Turma da Mônica, elaborado pelos Estúdios Maurício de Sousa, a cartilha, distribuída pela equipe da Prefeitura de Criciúma, via Secretaria Municipal de Assistência Social, contém informações para auxiliar no combate à prática de exploração da criança e do adolescente. Por lei, o trabalho é permitido na condição de aprendiz apenas para adolescentes a partir dos 14 anos. Antes disso é crime. 

“A cartilha foi feita de uma forma tranquila de ler, é lúdica, é pedagógica, mas passa uma importante mensagem tanto para crianças quanto para os adultos. Infelizmente, ainda hoje nos deparamos com situações de crianças longe das escolas, trabalhando para aumentar a renda familiar. Esse trabalho de conscientização é de extrema importância para erradicarmos de vez com esse cenário”, afirma o prefeito Márcio Búrigo.

Para Israel de Souza, 11 anos, que utiliza o serviço do CRAS Renascer e foi o primeiro a ler o novo material, a cartilha é um alerta à população, que precisa entender que lugar de criança é dentro da escola e nas ruas brincando. “Esse gibi contou a história de um menino que não podia ir à escola e nem brincar com seus amigos, pois seus pais não tinham um emprego digno e ele tinha que ajudá-los. Conheço crianças que passam por isso, que catam papelão e garrafas pet para ajudar seus pais, por isso faltam muito à escola e até mesmo reprovam. Essa cartilha fala sobre o que estamos aprendendo sobre cidadania e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É muito triste ver as crianças sofrendo, pois eles não têm vida de criança”, relata Israel.

A entrega de cartilhas e ações que seriam realizadas nesta sexta-feira (9) e sábado (10) na Praça Nereu Ramos foram canceladas devidos às chuvas e serão remarcadas. Outras ações organizadas pela equipe da secretaria serão realizadas normalmente. “O material em forma de gibi é muito rico, muito detalhado, elaborado de uma forma pensando nas crianças e jovens. Estamos muito felizes por ter conseguido esse material e agora vamos levá-lo ao máximo de crianças, adolescentes, jovens e famílias possível”, afirma a secretária de Assistência Social, Solange Barp

Colaboração: Milena dos Santos