Turismo

Última semana para inscrição nos projetos de turismo, cultura e esporte do Governo do Estado

Prazo vai até dia 22 de maio para o Funturismo, Funcultural e Fundesporte.

Foto: Francine Ferreira / Comunicação SDR de Criciúma

Foto: Francine Ferreira / Comunicação SDR de Criciúma

Encerra na próxima sexta-feira (22) o prazo para inscrições de projetos a serem executados em 2015, que poderão receber apoio financeiro dos Fundos de Incentivo ao Turismo – Funturismo, à Cultura – Funcultural e ao Esporte – Fundesporte. 

Até o dia 22 de maio, as inscrições podem ser feitas por pessoas físicas, prefeituras, entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos. “É uma das formas que conseguimos incentivar o turismo, a cultura e o esporte na região e no Estado. É importante que os interessados não deixem para efetuar as inscrições de última hora, para evitar qualquer tipo de complicação”, afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris.

Exemplos que vem de casa

O criciumense Felipe Formentin, de 19 anos, joga tênis de mesa desde 2004, mas foi em 2012 que passou a competir entre os paratletas do país. Ele também foi um dos beneficiados com o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte – Fundesporte em 2014.

O paratleta perdeu uma perna em função de um câncer no fêmur, mas ainda assim, foi campeão panamericano em 2013 e ficou entre os melhores jogadores de tênis de mesa nos mundiais da França e Argentina no ano passado.

Já neste ano, Formentin competiu no Parajasc, dos dias 25 a 30 de abril em Sâo Miguel do Oeste, e conquistou o primeiro lugar na categoria Classe Sete do tênis de mesa. “Não há nada que eu diga que não posso fazer. O fato de não ter uma perna não me torna incapaz, e é por isso que treino todos os dias e mantenho o foco no meu futuro”, ressalta Formentin.

Para o futuro, o foco principal dos treinos é o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa que acontecerá dos dias 27 a 31 de maio no Rio de Janeiro. “É o principal evento da modalidade no ano, e vou representando Criciúma. A expectativa não poderia ser maior, porque nas competições que participo, tenho sempre me superado. Por isso, espero ter uma atuação melhor ainda em mais esta competição”, finaliza o atleta.

Funturismo, Funcultural e Fundesporte

No âmbito do Funturismo foram abertos três Programas de Transferência, contemplando eventos turísticos que impulsionem a movimentação de turistas entre municípios de uma mesma região catarinense ou entre elas, de outros estados ou países. Também, eventos que coloquem em discussão temas relevantes para o segmento e ações relacionadas à articulação, promoção e comercialização de roteiros e produtos turísticos no estado.

Projetos que visam a estruturação de novos atrativos turísticos ou melhorias naqueles já existentes e no seu entorno, implantação de sinalização turística e fomento à implementação de Centros de Atendimento ao Turista – CATs, poderão ser inscritos na modalidade “Infraestrutura”.

No âmbito do Funcultural também foram abertos três programas, abrangendo a difusão e a circulação de concertos e apresentações de orquestras e corais em âmbito regional, estadual e nacional; apoio a festivais, feiras e mostras artísticas e culturais; e para formação, capacitação e qualificação para agentes, gestores e comunidade.

Os programas no âmbito do Fundesporte contemplam a construção, reforma e melhoramento de infraestrutura esportiva, como praças e parques, quadras, pistas, complexos esportivos e ginásios; incentivo à carreira de atletas de modalidades individuais (atleta olímpico ou paralímpico, internacional, sul-americano, nacional, estadual, de base e escolar); incentivo às equipes esportivas de base, escolar ou universitária e de alto rendimento; atividades esportivas continuadas de base, escolar e de participação; e eventos esportivos de alto rendimento nos municípios, região e estado.

Como se inscrever

Para concorrer ao apoio financeiro proveniente dos Fundos, o proponente deverá, primeiramente, realizar o cadastro no Sistema de Transferência do Governo do Estado, na Internet. Após esta etapa, é preciso encaminhar para a Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR do município os documentos exigidos na legislação específica. A SDR confirmará as informações do cadastro. Se aprovado, o proponente receberá um login e senha para acessar o Sistema de Transferências para incluir a proposta.

Todos os projetos inscritos passarão pela análise técnica para enquadramento nas políticas de turismo, cultura ou esporte, análise da documentação e orçamento. Depois disso, são avaliados pelo Conselho Estadual e Comitê Gestor de cada área. Ainda assim, o repasse do apoio financeiro ao proponente selecionado está sujeito à disponibilidade de recursos em cada Fundo.

Colaboração: Francine Ferreira / Comunicação SDR de Criciúma