Geral

Unesc apresenta novidades em pesquisa, ensino e extensão

Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorre entre 20 e 24 de outubro, apresenta o universo acadêmico à comunidade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Criciúma será destaque no que diz respeito a ensino, pesquisa e extensão no próximo mês, entre os dias 20 e 24. Isso porque a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) realiza a quinta edição da Semana de Ciência e Tecnologia, no intuito de mostrar à comunidade tudo o que está sendo desenvolvido para aprimorar ainda mais o ambiente acadêmico e o que rodeia a Instituição.

A intenção, ao realizar o evento, é socializar com o público externo os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e professores, segundo a assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes. “Às vezes, as empresas daqui investem em outras universidades, sem saber o que nós fazemos. Temos pesquisa sobre mercado, sobre setores, na área da saúde, realizamos análises socioeconômicas, enfim, a comunidade precisa conhecer para ainda mais nos apoiar e estimular a continuar desenvolvendo este trabalho tão rico”, conta Gisele.

Os projetos de pesquisa, realizados pelos grupos formados por professores e acadêmicos, serão apresentados de forma oral ou em banners. Propostas de diversas áreas do conhecimento estarão expostas no interior da Universidade. Também serão destacados, durante a Semana, os projetos de extensão realizados no entorno da Unesc. “Temos aproximadamente 60 projetos em escolas, associações, entidades, etc. Destes, 17 estão sendo colocados em prática no Território Paulo Freire, que inclui 12 bairros da região da grande Santa Luzia", expõe Gisele. Quanto ao ensino, serão socializadas as experiências dos professores por meio de painéis, em que os profissionais poderão apresentar para outros docentes novas metodologias, atividades e formas de dar aulas.

Outras atividades marcarão a semana

A Semana de Ciência e da Tecnologia movimentará a Universidade, tamanha a quantidade de atividades que serão realizadas. De acordo com o coordenador geral do evento, Adriano Michael Bernardin, além da apresentação dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, durante os cinco dias haverá uma série de minicursos, palestras, oficinas e ações paralelas. “Uma das grandes novidades é a Feira da Inovação, que reunirá soluções para diferentes áreas do conhecimento. Fomos surpreendidos com o número de inscrições, mais de 50 pessoas e empresas participarão, apresentando suas inovações e invenções”, informa.

Além da Feira da Inovação, serão realizados, também, lançamentos de livros, Feira da Solidariedade, tour pelos ambientes acadêmicos e pelos museus da Universidade. “Teremos diversos minicursos voltados à comunidade em geral, com temas que interessam a todos os públicos. Entre eles, os sobre etiqueta profissional, raciocínio lógico, introdução ao mercado de Bolsa de Valores, nutrição esportiva, gestão de informática, introdução à arqueologia, grafitt, entre muitos outros”, aponta Bernardin.

A Semana da Ciência e Tecnologia acontece de segunda a sexta-feira, nos três períodos. Mais informações sobre como participar das atividades desenvolvidas podem ser obtidas no site da instituição, o www.unesc.net.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação