Geral

Unesc capacita municípios para a criação de Planos de Saneamento

O encontro ocorreu hoje, na Universidade

Foto: Davi Carrer / Divulgação / Unesc

Foto: Davi Carrer / Divulgação / Unesc

Em 2015, Santa Catarina será o primeiro estado do país a ter 100% dos municípios com população inferior a 50 mil habitantes a ter Planos de Saneamento elaborados. A Unesc está envolvida nesta ação, por meio de um termo de compromisso de convênio com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), assinado em 2014, que prevê a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico para 12 municípios catarinenses. A primeira ação desta parceria teve início hoje (18/11), com o Curso de Capacitação para Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A abertura foi ministrada pelo diretor interino do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Michel Alisson da Silva, e pelo engenheiro da Funasa, Igor Henrique Kawashima Sana. Serão 20 horas de curso, realizados até quinta-feira (20/11), com objetivo de trocar informações e mostrar a importância da ação aos técnicos municipais. "Fomos ousados em Santa Catarina, pois além da capacitação, a Unesc vai ajudar na elaboração dos planos", ressalta Sana.

Da capacitação, participam representantes dos 12 munícipios contemplados pelo convênio: Araquari, Balneário Rincão, Campo Alegre, Garuva, Governador Celso Ramos, Imaruí, Macieira, Pescaria Brava, Saltinho, Sangão, Santa Cecília e Vargem Bonita.

Saiba mais

O Plano é requisito para que os municípios solicitem recursos junto ao Governo para uma série de investimentos e a Lei Federal 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o Saneamento Básico, é a que prevê a obrigatoriedade de elaboração do Plano Municipal.

Para a realização dos Planos, a Unesc conta com uma equipe de 40 profissionais vinculados ao IPAT (Instituto de Pesquisa Ambientais e Tecnológicas) do Iparque, composta por engenheiros civis, químicos, ambientais e agrimensores, geólogos, geógrafos, arquitetos, biólogos, economistas, advogados, estatísticos, assistentes sociais, secretárias executivas, desenhistas e estagiários de diferentes cursos da Universidade.

Colaboração: Mayra Lima / Comunicação Unesc