Unesc emite nota oficial sobre atos de vandalismo

Integrantes do grupo grevista invadiram a universidade e furaram pneus de alguns ônibus

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) foi alvo de uma ação de vandalismo por volta do meio dia desta quarta-feira. Integrantes do movimento grevista dos trabalhadores do setor de transporte coletivo de Criciúma e região invadiram a instituição de ensino e furaram pneus de alguns ônibus.

Os veículos danificados dentro do pátio da instituição de ensino são fretados pelos acadêmicos ou cedidos pelas prefeituras da região. “Cremos que o episódio foi um ato isolado e lamentável que não expressa a totalidade do que representa o movimento grevista em questão”, lamenta a reitoria da Unesc, em nota oficial divulgada no final da tarde.

A universidade ainda garante que as aulas estão mantidas para todos os cursos e em todos os horários. Os professores da Unesc também estão sendo orientados a não realizar avaliações até que a situação do transporte público volte a normalidade.

Confira abaixo, na íntegra, a nota oficial emitida pela Unesc:

Criciúma, 4 de junho de 2014.

NOTA OFICIAL

"Em virtude dos transtornos ocorridos recentemente decorrentes do movimento grevista do transporte urbano municipal de Criciúma e região, a Reitoria da Unesc vem se manifestar no seguinte sentido:

Reconhecemos como legítimo todo e qualquer movimento dos trabalhadores que visa assegurar direitos ou reivindicá-los. No entanto, entendemos que um movimento grevista deve-se dar com responsabilidade, resguardando a vida e a propriedade alheia.

Cremos que o episódio ocorrido hoje, 4 de junho de 2014, em horário próximo ao meio dia, em que alguns membros do movimento grevista invadiram o ambiente da Universidade e furaram os pneus dos ônibus que são fretados pelos próprios acadêmicos ou cedidos a eles pelas prefeituras da região, foi um ato isolado e lamentável que não expressa a totalidade do que representa o movimento grevista em questão.

Assim, considerando que no presente semestre já temos um calendário escolar estabelecido por determinação legal, no qual NÃO será possível adiar ou postergar o seu cumprimento, até mesmo em virtude da Copa do Mundo, comunicamos que:

a) As aulas estão mantidas para todos os cursos em todos os horários;

b) Os professores estão sendo orientados a não realizar avaliações nos próximos dias, pelo menos até que a situação se resolva.

Certos de que a situação logo se resolverá, solicitamos a todos paciência e desculpamo-nos por eventuais transtornos ocorridos, ainda que não provocados pela Instituição".

Atenciosamente,

A Reitoria