Educação

Unesc realiza primeira edição do Congresso Ibero-Americano de Educação

Palestrantes internacionais já confirmaram presença no evento, que ocorre de 10 e 13 de setembro, em Criciúma

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer a docência e dar mais visibilidade à classe dos professores, a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), de Criciúma, realizará, de 10 e 13 de setembro, o “Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporâneas”. Durante os quatro dias de evento, diversas atividades serão realizadas, entre elas palestras, oficinas, minicursos, Feira do Livro e lançamentos de novos títulos. Palestrantes da Argentina, Suécia, Espanha e Chile já estão confirmados e irão abordar diferentes questões relacionadas ao tema Educação.

Conforme a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), Ângela Back, o Congresso evidencia o relacionamento da Universidade com a comunidade em que está inserida. “Queremos aproximar o conhecimento científico dos cidadãos. Nossa ideia é fazer com que as pessoas reencontrem o movimento educacional e, assim, consigamos fortalecer ainda mais a docência e a profissão de professor”, afirma.

Com 53 cursos de graduação, entre eles nove de Licenciatura (Letras, História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas, Artes Visuais, Educação Física, Pedagogia e Física), a Unesc pretende, durante o evento, colocar em debate a Educação Contemporânea, sua complexidade e os desafios para o século 21. “O evento ressalta a construção coletiva de conhecimentos, trabalhos colaborativos e parcerias interinstitucionais de modo a evidenciar a incessante busca pela consolidação do Ensino, Pesquisa e Extensão, levando em consideração o que se tem produzido nos países ibero-americanos”, pontua Ângela.

A programação do Congresso inicia dia 10 de setembro, com a palestra “Sobre el Estudio”, com o espanhol Jorge Larrosa Bondía, que é doutor em Pedagogia pela Universidade de Barcelona. A abertura ocorre no Centro de Eventos Germano Rigo. Nos dias subsequentes o programa segue com uma série de cursos, minicursos e oficinas, encerrando no sábado, com uma conferência no Auditório Ruy Hülse, na Universidade. O Congresso é destinado a professores da rede de ensino da Educação Básica, da Universidade, assim como docentes e alunos de programas de Mestrado e Doutorado. Interessados em participar devem entrar em contato por meio do telefone (48) 3431-2610 ou pelo e-mailcongressoeducacao@unesc.net.

Presidente da Anfope participa de mesa redonda

Uma das palestrantes já confirmadas durante o Congresso é a presidente da Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), Helena Lopes de Freitas. Ela participará da mesa-redonda “Políticas de Formação Docente: desafios para o sistema nacional de formação e valorização dos profissionais da Educação”, que ocorre no dia 12 de setembro, a partir das 19h30, no Auditório Ruy Hülse. Além de Helena, farão parte da mesa os professores doutores Helder Eterno da Silveira e Ângela Back.

A Educação será o tema abordado pela presidente da Anfope durante a atividade. De acordo com ela, nos últimos 10 anos os professores alcançaram importantes conquistas, como o Fundeb, a Lei do Piso e a instituição da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. “Não há como negar os avanços que obtivemos. No entanto, também nesse período foi provocado o afastamento dos projetos político-pedagógicos das Licenciaturas de áreas específicas, do campo da educação e dos cursos de pedagogia”, comenta.

Com relação à educação universitária, Helena pontua que os desafios encontrados na formação de professores exigem que as instituições se reorganizem. “Deve-se aumentar ainda mais o peso que se atribui aos trabalhos de extensão e de formação de professores para a educação básica. Hoje já existem Fóruns de Licenciaturas e Coordenação de Formação, mas este movimento precisa ser apoiado, fortalecido e elevado à sua condição de acompanhamento das políticas de formação”, emenda. 

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação