Educação

Unibave recebe qualificação e é oficialmente declarado como instituição comunitária

Foto: Divulgação / Comunicação Unibave

Foto: Divulgação / Comunicação Unibave

O Centro Universitário Barriga Verde – Unibave foi reconhecido como instituição comunitária de Ensino Superior por meio da portaria 734, de dezembro de 2014, publicada pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira. O reconhecimento é uma importante conquista, já que oficializa aquilo que o Unibave leva como bandeira, que é a vocação comunitária.
 
O pedido de credenciamento de instituição comunitária foi feito no início do segundo semestre de 2014 e, com o reconhecimento dos requisitos legais, o Unibave participará de editais lançados pelos órgãos públicos federais com a finalidade de beneficiar as instituições comunitárias. Recursos estes, que antes eram destinados apenas às instituições públicas, visando ao desenvolvimento de programas ou projetos de extensão, que contribuam para a implementação de políticas públicas, ou seja, beneficiando diretamente a comunidade em que a instituição está inserida.
 
“Este dia ficará marcado na nossa história. É o reconhecimento de nossa batalha em favor de uma educação voltada para o meio em que estamos inseridos. Lutamos para que o desenvolvimento seja conquistado por meio de uma educação inovadora e significativa”, afirmou o reitor do Unibave, Elcio Willemann.
 
Movimento de Universidades Comunitárias

O Unibave faz parte de um grupo de 16 instituições de Ensino Superior denominado Acafe – Associação Catarinense das Fundações Educacionais. São Centros Universitários e Universidades que foram criadas a partir do movimento organizado pela sociedade civil e da necessidade de capacitação e desenvolvimento das regiões afastadas da capital do estado. Estas instituições cobram mensalidades, mas todo dinheiro é reinvestido na própria organização. Hoje, são cerca de 150 mil acadêmicos em 53 municípios catarinenses e em todas as regiões do estado existem profissionais formados por uma instituição comunitária. Somos responsáveis pela conquista do diploma do Ensino Superior de milhares de pessoas.

Colaboração: Comunicação Unibave