Geral

Unicred Sul Catarinense apresenta balanço de 20 anos de atuação

Cooperativa formada em 1994 ocupa hoje a 8ª posição no Ranking Nacional das Unicreds

Foto: Solange Pierdoná

Foto: Solange Pierdoná

A diretoria da Unicred Sul Catarinense, cooperativa de crédito com sede em Criciúma e que abrange a região de Imbituba a Passo de Torres, apresentou na manhã desta quarta-feira (23) um balanço dos 20 anos de atuação. A unidade de Criciúma foi a terceira cooperativa do sistema implantada em Santa Catarina e em 2008 incorporou a Unicred Tubarão para formar a Unicred Sul Catarinense, hoje na 8ª posição no Ranking Nacional das Unicreds.

As duas primeiras décadas de atuação da Unicred Sul Catarinense serão registradas também em um livro comemorativo. A publicação já está sendo produzida e será lançada no segundo semestre deste ano. “Nossa história é muito rica e precisávamos compartilhá-la. Além de constituir-se em uma fonte de pesquisa, com este material histórico queremos prestar uma justa homenagem aqueles que ajudaram a aflorar o pioneirismo, transformando nossa cooperativa em uma das maiores singulares do Sistema Unicred do Brasil, destaca o presidente da Unicred Sul Catarinense, Rozenir Ramos.

Atualmente a Unicred Sul Catarinense conta com nove agências

Criciúma (duas unidades) Tubarão, Araranguá, Braço do Norte, Içara, Imbituba, Laguna e Orleans- e dois postos de atendimento ao cooperado – um na sede da Unimed de Tubarão e outro no Hospital da Unimed de Criciúma. Seu desempenho foi recentemente reconhecido com a conquista do Troféu Destaque 2013, concedido pela Unicred Central Santa Catarina à singular que registrou maior desenvolvimento durante o ano. A cooperativa Sul Catarinense se destacou pelo desempenho das agências, por seu planejamento, trabalho em equipe, auditorias e controles internos. Além da premiação da Unicred Sul Catarinense, duas agências de sua área de abrangência receberam destaque na premiação: a agência de Criciúma e a de Orleans obtiveram melhor desempenho do Estado quando comparadas a unidades de seus portes, classificadas de acordo com o número de cooperados atendidos.

O balanço apurado pela Unicred Sul Catarinense no início de 2014 mostra elevação positiva em todos os indicadores, como número de cooperados e volume de sobras. Em número de cooperados, a Unicred Sul Catarinense encerrou o ano com aumento de 10,73%, somando agora 8.533 associados. Entre as principais colaborações da cooperativa está a viabilização de linhas de crédito direcionadas e com taxas de juros inferiores a de instituições bancárias tradicionais. Em 2013 este volume de empréstimos também aumentou, com crescimento de 25% em relação ao ano anterior. Os cooperados também movimentaram mais suas contas em 2013 e o volume de depósitos subiu 18% em relação a 2013.

As sobras, valores que são distribuídos aos cooperados ao final de cada exercício e proporcional às movimentações de cada um, chegaram em 2013 a R$ 7,4 milhões. É um aumento de 29% em relação às sobras passadas. Com o resultado positivo de 2013 o patrimônio líquido da cooperativa cresceu 30%.

História

Em 20/01/1994, 29 médicos compareceram à Assembléia Geral de Constituição da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos de Criciúma Ltda. Os trabalhos de instalação da nova cooperativa foram presididos pelo médico urologista Rozenir Ramos. A mesa de trabalho foi composta ainda pelos médicos José Carlos Ghedin e João de Bona Castelan Filho e teve como convidado especial o médico proctologista Antônio Moacyr de Azevedo, idealizador da Unicred Vale das Antas, a primeira do país.

Colaboração: Solange Pierdoná/Alfa Comunicação Empresarial