Educação

Unisul climatiza todas as salas de aulas

Foto: Cilene Macedo

Foto: Cilene Macedo

Os campi da Unisul contarão com todos os ambientes climatizados a partir deste primeiro semestre de 2015. Um total de 317 aparelhos serão instalados até o final de março. O Colégio Dehon, que teve as turmas do ensino médio realocadas no Prédio Sede, já está com todas as salas climatizadas desde o início das aulas.

A iniciativa foi apresentada pelo reitor, professor Sebastião Salésio Herdt, no começo da gestão da atual Reitoria. “Não é só a climatização, o projeto é um conjunto de ações de qualificação dos ambientes de aprendizagem. São as salas de aula, bibliotecas e laboratórios”, explica a gerente de operações e serviços acadêmicos da Grande Florianópolis, Ana Paula Dalla Rosa.

No campus de Tubarão, estão no projeto as salas da unidade de Braço do Norte, o prédio Administrativo, e as salas das unidades de Içara e de Tubarão. Na Cidade Azul estão inclusos os prédios Sede, Cettal, Centro Tecnológico (CENTEC), Policlínica Escola, Biblioteca, Bloco Pedagógico e a Unidade Hospitalar.

No campus Grande Florianópolis – Pedra Branca- estão incluídas as salas de aula, a Unidade Trajano e a Policlínica em Palhoça. Na Pedra Branca o objetivo é que esteja tudo pronto até a primeira semana de março. Enquanto em Tubarão, até o final do mês.

Cada ambiente foi cautelosamente avaliado pela equipe responsável para selecionar o tamanho e capacidade dos aparelhos de ar condicionado que seriam necessários. “Eles foram especificados para cada classe, dependendo do tamanho, quantidade de alunos e uso de cada sala. Há aparelhos que apenas resfriam, e outros que esquentam também”, conta o engenheiro responsável pelo projeto, Alex Sandro Sotero Isidoro. Os que esquentam estão principalmente dentro de laboratórios onde ocorrem atendimentos de pessoas ou alunos de forma diferenciada.

De todo o investimento que a Universidade fez em climatização, 70% dos recursos foram alocados em infraestrutura nas edificações. “Foi necessário uma reestruturação de toda a rede elétrica para suportar essa climatização”, comenta Alex. Para cuidar da manutenção dos aparelhos e da rede elétrica, será contratada uma empresa terceirizada.

O projeto que foi prioridade da atual gestão desde o início, visa trazer conforto para dentro da sala de aula. A ideia quando o projeto foi idealizado era que o professor pudesse expor sua aula de forma melhor e o aluno ter seu aprendizado potencializado. “É essencial ter um laboratório adequado para pesquisa, um ambiente onde o aluno consiga produzir os projetos de extensão, de forma que traga resultados para os estudantes e para os docentes”, relata Ana Paula Dalla Rosa.

Colaboração: Cilene Macedo