Geral

Unisul e Companhia Hidromineral pesquisam uso de águas termais para a saúde

Foto: Cilene Macedo/Assessoria de Comunicação da Unisul

Foto: Cilene Macedo/Assessoria de Comunicação da Unisul

A Unisul e a Companhia Hidromineral de Caldas da Imperatriz assinaram acordo de cooperação técnico-científico através do LaNex da Universidade (Laboratório de Neurociências Experimental). A parceria firmada na sexta-feira, 11/7, prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa em Termalismo e Crenoterapia, além de atividades de ensino e extensão. 

Desta forma, as pesquisas científicas sobre o Termalismo entram em uma nova etapa na Unisul. Esta técnica consta na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, mas têm poucas pesquisas na área.

O acordo foi assinado pelo diretor-presidente da Companhia Hidromineral de Caldas da Imperatriz, Ricardo Lauro da Costa, e professores da Unisul. Representaram a Universidade os professores Daniel Fernandes Martins, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, e Fernando Hellmann, do LaNex e dos cursos de Fisioterapia, Medicina e Naturologia.

Na Unisul esta temática já vem sendo pesquisada. Neste primeiro semestre de 2014, a aluna do curso de Fisioterapia, Fernanda Madeira, graduou-se como Trabalho de Conclusão de Curso acerca das terapias de imersão em água aquecida. Ela é candidata ao Mestrado em Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, com o tema voltado ao Termalismo e Crenoterapia.

Colaboração: Cilene Macedo/Assessoria de Comunicação da Unisul