Geral

Universidade se veste de rosa para fortalecer a saúde da mulher

É fundamental que a mulher conheça o próprio corpo para prevenir sua saúde, desta forma, será possível notar alterações para procurar um médico quando necessário. Com o intuito de fortificar essa ideia, o Outubro Rosa traz a prevenção como a maior arma na luta contra o câncer de mama e o colo de útero. Para orientar e estimular as mulheres a realizarem seus exames preventivos, estudantes de Enfermagem da Unesc estão circulando o campus e realizando ações no centro de Criciúma, no Shopping Della.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.

Para combater a doença o exame de toque é essencial. “Nada melhor que a própria mulher para notar modificações. O toque é essencial e o exame preventivo também. Muitas mulheres ainda não tem consciência da importância desses atos, mas a realização dessas ações podem salvar vidas”, comenta Zoraide Rocha, enfermeira da Unesc.

Não só durante a campanha, mas por todo o ano o Serviço de Enfermagem da Unesc realiza o exame de mama e o citopatológico – para prevenção do câncer de colo do útero. O agendamento das consultas pode ser feito pessoalmente, nas Clínicas Integradas, ou pelo telefone (48) 3431-2709. Para consultar é preciso ter em mãos CPF, RG e Cartão do SUS do paciente.

Outra ação do Outubro Rosa da Unesc ocorre no sábado, dia 18, em que o Serviço de Enfermagem estará aberto para a realização dos exames preventivos.

Saiba mais

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc

[soliloquy id=”90005″]