Esporte

Urussanga é cenário para mais uma etapa do Circuito de Corrida Caminhos do Sul

Segundo desafio foi realizado neste domingo. As próximas etapas serão em Nova Veneza e Criciúma

O município de Urussanga foi cenário para a segunda etapa do Circuito de Corrida Caminhos do Sul, o qual vincula esporte ao turismo. A prova foi realizada neste domingo (20), reunindo cerca de 200 competidores. O evento promovido pela Esporte & Saúde – Pro Runner, seguiu o mesmo formato da etapa que aconteceu na Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, no mês de abril. Cada representante recebeu um kit contendo uma sacola, um boné, uma camiseta manga longa para a disputa e uma garrafinha.

O coordenador da prova, Hamilton Perazzi Neto, afirmou que nesta segunda etapa as distâncias foram ampliadas. Na categoria iniciante a distância passou de 4 quilômetros para 5 quilômetros, no intermediário de 8 quilômetros para 10 quilômetros e no avançado de 16 quilômetros para 20 quilômetros. “Essas ampliações, em relação ao primeiro desafio, aconteceram por conta de oterreno ser 80% plano com pequenos aclives e declives. Estrada ótima para correr”, considerou.

Esta foi a primeira vez que Daiane Furlan, de 24 anos, correu na categoria avançada de 20 quilômetros. Ela iniciou as corridas com cinco quilômetros, passou para 10 quilômetros e hoje resolveu disputar nos 20 quilômetros garantindo a primeira colocação no feminino. “No primeiro desafio eu não participei, pois estava machucada. Mas com essa estreia positiva na categoria pretendo participar dos dois próximos desafios”, contou dizendo que a prova foi tranquila e bem sinalizada, além do belo visual. Sidnei Espíndola, de 33 anos, foi o vencedor na categoria 8 quilômetros em Siderópolis, e garantiu novamente a colocação nos 10 quilômetros em Urussanga. “A prova estava bem organizada, circuito plano e quero disputar os próximos desafios”, contou.

Para o triatleta Santiago Mendonça, primeiro colocado da categoria 20 quilômetros, a disputa foi preparação para o mundial do Ironman que irá participar em outubro. “No primeiro desafio eu não participei, mas neste eu precisava avaliar meu preparo físico”, salientou.  

As próximas etapas estão programas para o dia 21 de setembro, em Nova Veneza, e no dia 7 de dezembro, em Criciúma. “Nenhuma prova é pré-requisito para a outra. Caso algum corredor não tenha participado dos primeiro e segundo desafios, ainda teremos mais duas etapas”, salientou Neto. O evento conta com o apoio da Fátima Esportes, Amaretti Bebidas, Águas Cassetari, Ávila produtos Naturais e Bike Point.

Classificação geral 10 km

Masculino

1.    Sidney Espindola 38’21

2.    Adrionir Banoni 41’35

3.    Tiago Kargnin 42’52

4.    Diego Natal 44’50

5.    Marcos de Campos 45’54

Feminino

1.    Silvana Peterle 47’30

2.    Franciele Costacurta Fernandes 50’10

3.    Daniela Dalfemback 57’28

4.    Vanessa Andrade 58’45

5.    Daniela Maer 1’04

Classificação geral 20 km

Masculino

1.    Santiago Mendonça 1’14

2.    Eric Teixeira 1’21

3.    Joel Orbem 1’22

4.    Artur Barcelo Henrique 1’24

5.    Hélio Comin 1’25

Feminino

Daiane Furlan 1’41

Gisele Loucoman 1’47

Patricia Allem 1’49

Juliana Lon 1’52

Monica Bialeski  1’59

Colaboração: Jussi Moraes

[soliloquy id=”77176″]