Economia

Usina já opera com 85% da capacidade em Tubarão

Foto: Reprodução Jornal Diário de Notícias

Foto: Reprodução Jornal Diário de Notícias

A Usina Fotovoltaica Cidade Azul, em Tubarão, atingiu 85% de geração em um mês de operação. Inaugurada em agosto, quando operar com 100% de capacidade a usina produzirá o suficiente para abastecer 2,5 mil casas, o bastante para atender uma cidade entre 10 mil e 15 mil pessoas.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, o empreendimento da Tractebel Energia é a maior planta solar fotovoltaica em funcionamento no Brasil, com uma área total de 10 hectares e capacidade instalada de 3MWp (pico de incidência do Sol), composta por 19.424 painéis.

O nome Cidade Azul, uma referência à forma como Tubarão é conhecida, foi escolhido pela população, via internet. Projetada como uma Usina Experimental para fins de pesquisa, desenvolvimento e capacitação técnica (objetivo do projeto P&D Estratégico nº 013/2011 da Aneel, no qual a Tractebel Energia é a proponente), a Usina Solar Fotovoltaica é resultado do investimento de aproximadamente R$ 30 milhões dos R$ 56,3 milhões disponibilizados pelo P&D. 

Conectada à rede de 13,8kV da Celesc, um dos objetivos do Projeto Geração Solar Fotovoltaica é conhecer o comportamento desta fonte na matriz elétrica, os custos envolvidos e o desempenho dos equipamentos implantados.

Os painéis usam tecnologias diferentes, duas produzidas no Japão e a terceira na Alemanha. A luz do sol é captada por fotossensores.