Economia

Usitesc está garantida no leilão de energia nesta sexta-feira

Termelétrica que ficará localizada na cidade de Treviso compete com mais três projetos no Sul

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Usitesc está habilitada para o Leilão “A-5” que ocorre nesta sexta-feira, dia 28. O projeto da termelétrica que ficará localizada na cidade de Treviso, participa do leilão junto com mais três projetos do Sul. No Rio Grande do Sul, foram três projetos aprovados, totalizando em 1.590 MW (megawatts): UTE Pampa Sul, Usina do Seival, ambas em Candiota, e CTSUL, em Cachoeira do Sul. Em Santa Catarina, a Usitesc está habilitada com 300 MW.

Empecilho em outros leilões, o problema do preço teto do MW/h está superado para o leilão desta sexta. As térmicas saltaram de um preço de referência de R$ 197,00 o MW/h para R$ 209,00 o MW/h.

“As condições do preço teto estão boas, que podemos participar. É importante a participação de tantos projetos de várias fontes de energia, para que o sistema elétrico brasileiro seja diversificado. Estamos confiantes que pelo menos um dos projetos do Sul seja contemplado”, afirma o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan.

Para este leilão a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 821 projetos que somam 29.242 MW (megawatts) e abrangem as fontes eólica, solar, hidrelétrica, biomassa, gás natural e carvão mineral. O Leilão “A-5” poderá ser acompanhado online pelo site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a partir das 10 horas desta sexta-feira.

Colaboração: Lucas Jorge/Comunicação Siecesc