Trânsito

Usuários devem atentar para os novos acessos à Laguna

Com liberação de pistas e obras de arte especiais, acesso ao centro da cidade e aos bairros Barbacena e Barranceira mudaram

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC

Nesta semana, o DNIT liberou o tráfego de veículos pelo viaduto de acesso à Barbacena, no km 308,5 da BR-101 Sul, no município catarinense de Laguna. Em setembro passado, a autarquia liberou o trafego sobre o viaduto de acesso ao centro da cidade, no km 311,8. Com essas duas liberações, a entrada e saída de veículos e pedestres nos bairros lindeiros ao lote 1 foram alterados. Agora, é preciso atentar para a sinalização vertical disposta, para acesso e manobra de retorno, dentro dos espaços seguros.

Indo à Barbacena e centro, pelo acesso do km 308,5

Por enquanto, para acesso ao bairro Barbacena, pelo km 308, para os motoristas que circulam em direção ao extremo-sul e pretendem seguir para Barbacena, deve-se seguir pelo desvio lateral existente, optar pela faixa de desaceleração e cruzar a rodovia pelo vão inferior do viaduto. De lá, basta seguir pela rua São João Tadeu, via municipal que liga a BR-101 Sul ao bairro Portinho, em Laguna.

Para quem trafega no Norte-Sul (Florianópolis-Porto Alegre) o retorno em nível, definido pela sinalização provisória de obras, após a cabeceira Sul do viaduto de Barbacena foi desativado, para dar espaço para as faixas de rolagem. Assim, os motoristas que trafegarem no sentido Sul-Norte e precisarem seguir até a localidade ou centro da cidade lagunense, devem usar a alça lateral construída. Para retorno de sentido, basta utilizar o vão do viaduto.

Essa configuração de trânsito vai continuar nas próximas semana, até que o trecho de pistas entre o km 307 ao km 308 seja adequado aos novos padrões da duplicação na rodovia federal. Ainda não há data definida para o término destes trabalhos no trecho.

Acesso à Laguna e Barranceira, pelo km 311,8

Para acesso ao centro de Laguna, retorno de sentido ou ao bairro Barranceira pelo viaduto construído no km 311,8, os motoristas devem seguir pelas alças laterais anteriores da estrutura, construídas em ambos os sentidos de fluxo da BR-101 Sul.

Para os motoristas que trafegarem pelo sentido Norte-Sul, há acesso ao bairro Barranceira próximo ao km 310, com desincorporação (alça lateral) construída. Porém, os usuários devem atentar, quando ingressarem no bairro, para a movimentação de pedestres, trabalhadores e equipamentos. As vias laterais do lote 1 (em Barranceira) seguem em construção, ou com trabalhos de finalização (de Barranceira a Bentos).

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC