Geral

Vaca com chifre na orelha chama a atenção em Lauro Müller

Caso curioso chamou a atenção do produtor e criador de vacas da raça Jersey

Um caso curioso chamou a atenção do produtor e criador de vacas da raça Jersey (espécie de gado leiteiro) Emir Tezza, de Lauro Müller. Há seis meses, ele comprou uma vaca que acabou desenvolvendo um chifre de cerca de 40 centímetros na orelha, que fica pendurado, como se fosse um brinco. Ainda não foram descobertas as causas da anomalia.

Segundo o médico veterinário da Cidasc, Agnaldo da Silva Serafim, há diversas possibilidades para a anomalia, como má formação do embrião, cruzamento entre animais consanguíneos ou até causas químicas, com o uso de defensivos em pastagens. “Pode ter também origem genética ou uma má formação do embrião. Em outros casos, não tem um agente causador. Não é possível precisar o que houve, pois não examinei o animal”, explicou o veterinário ao Jornal Diário do Sul.

O ideal, de acordo com Agnaldo, é levar a vaca para ser examinada por um veterinário. “É importante levar em um especialista para detectar se o chifre não causa dor, desconforto e se não atrapalha o bem-estar da vaca. Assim, é possível saber o que se deve fazer com o animal, quais cuidados ter. Em alguns casos, quando há sofrimento por parte do animal, até o sacrifício é recomendado”, alerta.

A vaca tem oito anos, ainda não possui nome e tira até 15 litros de leite por dia. Ela foi adquirida por Emir a pedido dos netos, que gostaram muito do animal.