Saúde

Vacina contra Hepatite A para crianças estará disponível nos postos de saúde de SC a partir da próxima segunda

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A vacina contra Hepatite A, indicada para crianças com idade entre 1 ano e 2 anos incompletos (1 ano, 11 meses e 29 dias), estará disponível nos postos de saúde da rede pública de todo o Estado a partir desta segunda-feira (11). Santa Catarina recebeu 36 mil doses da vacina, que já foram distribuídas para as Gerências Regionais de Saúde pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva, a partir de agora a vacina contra Hepatite A faz parte do calendário infantil e estará sempre disponível nas unidades de saúde. “É imprescindível que os pais estejam conscientes da importância da vacinação contra a Hepatite A em seus filhos, pois estarão protegidos contra a doença a vida inteira”, ressalta a gerente.

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda, que acomete o fígado, e transmitida por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas. É conhecida por ser uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas. Mas quando eles aparecem, podem ser pelo cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Como prevenir a Hepatite A

– Lave as mãos após usar o banheiro, trocar fraldas, manusear o lixo da cozinha e do banheiro, e também antes de preparar alimentos e se alimentar;
– Lave bem frutas, verduras e legumes e deixe mergulhados por 30 minutos em solução preparada com duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5%, diluídas em um litro de água tratada;
– Cozinhe muito bem os alimentos, principalmente mariscos e outros frutos do mar;
– Utilizar água potável;
– Vacinar as crianças de 1 ano a 2 anos incompletos (1 ano, 11 meses e 29 dias) conforme preconiza o calendário básico de vacinação.

Colaboração: Ana Paula Bandeira/Secretaria de Estado de Saúde/SC