Geral

Vacinação contra o vírus influenza inicia no próximo mês

Foto:Divulgação/Notisul

Foto:Divulgação/Notisul

A campanha nacional de vacinação contra a influenza deste ano será realizada entre os dias 22 de abril e 9 de maio. Devem se vacinar contra a gripe crianças com 6 meses e menos de 58 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, idosos, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais e mulheres no puerpério, ou seja, no período de 45 dias após o parto. Também será vacinada a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
 
Segundo o jornal Notisul, a população alvo para a vacinação será de 1.743.026 pessoas. Neste ano, a campanha será ampliada para crianças de 2 a 5 anos.
 
No ano passado, foram aplicadas 1.395.177 doses da vacina contra a influenza. A cobertura da vacinação nos grupos prioritários foi de 96,3%, índice acima da meta preconizada de 80%.
 
Tratamento

Representantes da secretaria de estado da saúde distribuíram 810 mil cápsulas de fosfato de oseltamivir, medicamento Tamiflu, para todos os municípios catarinenses no ano passado. Em 20147 já foram entregues 181,3 mil cápsulas, com previsão de novas para as próximas semanas.
 
Transmissão

A influenza é transmitida por meio das secreções expelidas pela pessoa contaminada ao tossir, falar e espirrar. A gripe também pode ser passada de forma indireta pelas mãos, quando tocamos uma superfície recém-contaminada pelas secreções de uma pessoa infectada, ação que pode levar os agentes infecciosos à boca, nariz e olhos.