Segurança

Vândalos ateiam fogo em cama elástica de escola

Foto: Mayara Cardoso/Clicatribuna

Foto: Mayara Cardoso/Clicatribuna

As crianças da Escola Caetano Ronchi, no Bairro São Defende, em Criciúma, tiveram uma surpresa desagradável na manhã desta segunda-feira. Ao chegar para assistir as aulas, os alunos se depararam com a cama elástica da escola destruída pelo fogo. O brinquedo estava no pátio da instituição por conta da passagem da Semana da Criança, período em que foram oferecidas atividades especiais de recreação.

Conforme a diretora Julci Dolores Casagrande, a depredação aconteceu na madrugada de domingo, quando a vigilância informou que o prédio estava sem energia elétrica. “Me informaram que a escola estava sem energia e, por isso, eu precisava ir até lá ver o que tinha acontecido, inclusive por conta dos aparelhos que precisavam ficar ligados. Não imaginei que fosse uma coisa assim. Quando vi o estrago cheguei a chorar, pois sabemos o quanto cada material é importante”, afirma. Além da cama elástica, um pedaço da cortina de uma das salas de aula também foi queimado.

A Polícia Militar foi informada sobre o caso e esteve no local. De acordo com a diretora, um perito deve visitar a escola nesta segunda-feira. A preocupação da coordenação é de que o fato se repita e traga mais danos à estrutura. “Não sabemos se isso pode ter relação com outros atentados. Mas temos medo, pois já há boatos de que podem colocar fogo em toda a escola”, comenta.

A direção já planeja ações com a Associação de Pais e Professores (APP) e conta com o apoio da comunidade para a aquisição de um novo brinquedo. “Eles adoravam a cama elástica. Não ficava disponível todos os dias, pois colocávamos no pátio em algumas ocasiões especiais. Foi muito triste ver o rostinho deles hoje ao verem o estrago, mas não vamos deixar assim. Vamos trabalhar para logo poder comprar outra”, declara Julci.

Por meio de um memorando a direção da escola informou a Secretaria de Educação sobre o fato e solicitou a presença de um vigia noturno para evitar novos danos.

Com informações do Portal Clicatribuna