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Vão estaiado tem primeiras aduelas instaladas na Ponte de Laguna

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O DNIT, através do consórcio Ponte de Laguna, formados pelas empresas Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase, vem instalando nos últimos dias, as aduelas para compor a pista elevada no trecho estaiado da estrutura. As quatro primeiras unidades foram fixadas, juntamente com o primeiro conjunto de cabos de aço, para sustentação do trecho estaiado. Os trabalhos são realizados entre os apoios – conjunto de dois pilares e uma travessa, números 35 e 36, no leito da lagoa Santo Antônio dos Anjos, no município catarinense de Laguna.

Após o início da instalação no estaio, o consórcio aguarda o tempo de cura e direcionamento do primeiro passe (movimento de instalação) para prosseguir com os trabalhos. Nesta semana, a fixação das aduelas vai prosseguir no apoio 36. Na próxima segunda-feira, 1º, os trabalhos serão executados, também, no apoio 35. O içamento e fixação das aduelas no trecho estaiado segue o mesmo processo do trecho corrente, porém, a treliça-lançadeira que executa os trechos correntes Norte e Sul mantem as 14 unidades de cada vão elevadas até a finalização. Nos segmentos entre mastros, as aduelas são içadas e instaladas individualmente. Além das aduelas serão instalados 52 cabos de aço para sustentação, sendo 26 em cada mastro – 13 em cada lado.

O consórcio aloca trabalhadores em dois turnos para a construção do trecho estaiado, com início às 7:30 horas e finalizando às 3:00 horas da manhã. A evolução dos mastros estaiados, bem como a estrutura das pistas, já ultrapassou os 65% dos trabalhos.

A construção e estocagem das estruturas específicas para o trecho estaiado foi iniciado no mês de maio passado, sendo produzidas no mesmo espaço das unidades para os trechos correntes Norte (já finalizado) e Sul (em execução). 60 unidades estão prontas para serem instaladas. O segmento estaiado da Ponte de Laguna terá dois vãos de 100 metros de comprimento e um vão com 200 metros, entre os mastros. Serão produzidas e instaladas 97 aduelas pré-moldadas entre os apoios (pilares) no trecho onde serão instalados os cabos do estaio. Para toda a ponte, serão construídas e instaladas 716 aduelas.

O que são aduelas

As aduelas são estrutura de concreto usinado e com interior reforçado com ferragem estrutural, instaladas individualmente por processo de içamento e protendidas, isto é, unidas por cabos de aço e argamassa com aditivo especial. Depois de içadas, as aduelas recebem aplicação de adesivo estrutural, a base de Epoxi, entre cada unidade.

Cada vão do trecho corrente da ponte será constituído de 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,60 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas peças têm 1,65 metros de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas. As aduelas do trecho estaiado tem dimensões semelhantes aos trechos correntes, porém, têm 11 metros de largura, para compensar os pontos de ancoragem dos cabos de aço.

A construção das aduelas é realizada sobre bases de concreto, em duas etapas, sendo a primeira a laje de fundo e a segunda as vigas e laje superior. Para execução das peças são utilizadas ferragens, formas e cimbramentos (estruturas de suporte provisórias) especiais, e concreto, garantindo a geometria e resistência previstas em projeto.

A Ponte de Laguna

A ponte para travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul catarinense, tem 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios – cada apoio tem dois pilares, sendo o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. A Ponte de Laguna está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através dos trabalhos realizados pelo consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase), vem realizando atividades para construção da ponte desde 2012, quando foi assinada a Ordem de Serviço. Desde então, o consórcio executor realizou a dragagem do canal de serviço, recrutou profissionais – hoje são mais de 1.600 trabalhadores, construiu o canteiro central, com escritórios, dormitórios, refeitório, usina de concreto, pátio de obras e deck para carga e descarga das balsas, construção de cabeceiras, cravação de estacas no leito da lagoa, construção de pilares e travessas, instalação de aduelas e suportes laterais (mãos francesas) e construção dos apoios para dois mastros.

Turistas e pescadores devem redobrar cuidados

As pessoas que utilizam a lagoa Santo Antônio dos Anjos para atividades náuticas e pesqueiras, feitas por turistas ou moradores locais devem redobrar os cuidados, na medida em que as obras de construção da Ponte de Laguna avançam sobre a lagoa. Todos as pessoas que utilizarem embarcações, de quaisquer tamanhos, devem atentar para a circulação de balsas e barcaças de serviços utilizados pelo consórcio Ponte de Laguna. A lagoa Santo Antônio dos Anjos serve de espaço para natação, uso de lanças e jet-skis e também para pesca esportiva. Por isso, é preciso respeitar o espaço destinado para a circulação dos transportes aquáticos do consórcio, bem como é proibida a natação e pesca no canal dragado e sinalizado, bem como próximos aos pilares em construção.  

Pescadores artesanais ou turistas que naveguem pela lagoa por canoas, lanças ou jet-skis devem atentar a circulação das balsas de serviço, transportando peças, trabalhadores, aduelas e combustível, navegando do Canteiro Central até a frente de obras em água. É preciso observar o espaço sinalizado com boias metálicas, onde o canal de serviço foi dragado para circulação das embarcações envolvidas na construção da ponte.

O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas e pedestres, por vez, para atentar a movimentação de equipamentos e trabalhadores nas obras de construção. A frente de trabalho está toda cercada por tapumes, para evitar que pessoas não autorizadas possam acessar à obra, se expondo a riscos desnecessários.

A construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, é empreendimento rodoviário de grandes proporções. Toda a comunidade lindeira, localizada nos bairros Cabeçuda e Mato Alto precisam atentar para alguns itens de segurança. O mesmo é requerido dos pescadores, turistas e usuários da BR-101 Sul que trafegam entre o km 312 ao km 314. Para a população lindeira é preciso atentar aos cuidados necessários para cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas dentro das frentes de serviços. Atenção redobrada também a movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna. 

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC