Geral

Vencedores do Prêmio ACIC de Matemática recebem premiação

Dos 254 participantes, cinco foram premiados e 40 receberam menção honrosa

Chegou ao fim na tarde dessa terça-feira (2) o 1º Prêmio ACIC de Matemática promovido pela Associação Empresarial de Criciúma – ACIC em parceria com a Secretária de Educação de Criciúma. Com o auditório Jorge Zanatta lotado, foram premiados os cinco alunos que garantiram as primeiras colocações na prova. Além deles, os 40 primeiros classificados (20 das escolas públicas e 20 das particulares), professores e diretores das instituições de ensino vencedoras receberam menção honrosa.

Desde o princípio, o prêmio ACIC de Matemática objetivou valorizar os professores de matemática, as escolas que incentivam seus alunos para a importância da matéria, descobrir talentos nestas instituições e proporcionar a eles apoio para o seu desenvolvimento.

Segundo o presidente da ACIC, César Smielevski, o prêmio também teve como propósito mudar o conceito que as crianças têm sobre a matemática, descobrir novos talentos e valorizar a educação. “Precisamos ensinar os alunos desde pequenos a raciocinar e isso acontece por meio da matemática”, comenta.

O presidente complementou afirmando uma nova edição para o prêmio 2015. “Após o sucesso que obtivemos neste primeiro prêmio, vamos repetir com certeza em 2015. Neste ano, fizemos com o 5º ano, no ano que vem será com o 6º ano, portanto, serão os mesmos estudantes, assim, poderemos fazer uma avaliação”, explica. César salientou que a próxima edição deverá contar com a participação também das escolas estaduais.

O prefeito de Criciúma, Mário Búrigo, se sente satisfeito, pois junto com a ACIC e com as escolas, fizeram um grande acontecimento que despertou as crianças para o estudo. “Nosso compromisso é preparar uma geração melhor do que a nossa e isso não acontece por outro caminho se não a educação”, lembra. Para a secretária de educação de Criciúma, Rose Reynaud, o Prêmio ACIC de Matemática inaugura um novo momento na educação do município. “O reflexo que tenho é de desenvolvimento da autoestima, o reconhecimento, a valorização nos alunos e também dos professores”, destaca.

A secretária afirma ainda que nas próximas edições, os dados das provas dos alunos serão estudados e trabalhados. “Com as notas das próximas provas vamos poder corrigir alguns possíveis equívocos no processo de ensino”, afirma.

Com apenas dez anos, o pequeno Felipe Elton Pazini destacou-se entre os mais de dois mil alunos inscritos no prêmio e levou para casa o 1º lugar. Ainda que não tenha o hábito de estudar matemática, Felipe é uma revelação entre os participantes. “Eu presto atenção na aula e estudo apenas para as provas mais difíceis. Mesmo assim, acho que a matemática me ajuda a ir bem nas outras matérias, pois aprendemos a ter o raciocínio mais rápido”, explica.

Os pais, orgulhosos, afirmam nunca terem sido chamados na escola por decorrência de notas baixas e que o boletim do garoto sempre foi motivo de felicidade para o casal. “Nós sabemos que ele é um bom aluno, mas não esperávamos que fosse conquistar o primeiro lugar”, comenta a mãe, Clanilse Pazini Savi. “Apesar do Felipe nunca se dedicar muito à matemática, acredito que o gosto pela leitura fez dele um bom aluno, ele é um verdadeiro ‘rato de biblioteca’ e chega a ler três livros por mês”, revela o pai, Cleverson Savi.

A competição ocorreu em duas etapas. O prêmio contou com 1.842 estudantes participantes da primeira, sendo que destes, 254 foram selecionados para a segunda avaliação.

Confira os vencedores:

Primeiro lugar geral: Felipe Elton Pazini (Satc)
Segundo lugar privado: Daniel Rabello Neto (Satc)
Segundo lugar público: Christian Hederson G. Cypriano (EMEF Erico Nonnenmacher)
Terceiro lugar privado: Gabriela Bonotto Venâncio (Colégio Marista)
Terceiro lugar público: Camille Ross Scotti (EMEIEF Antônio Mangilli)

Os cinco primeiros colocados receberão os seguintes prêmios:

1° lugar: IPad e medalha
2° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas
3° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas 

Colaboração: Novo Texto Comunicação

[soliloquy id=”99663″]