Geral

Vereador Rony da Silva confere ação realizada no Centro da cidade em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco

Nem a chuva do fim de semana atrapalhou a ação promovida pela Secretaria de Saúde em conjunto com a equipe do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, realizada na manhã do último sábado, dia 31, no Calçadão do Centro do município.

Com o intuito de marcar a passagem do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado naquela data, a equipe envolvida na atividade passou orientações para a comunidade a respeito dos efeitos do fumo no organismo e também sobre temas ligados à saúde da mulher, tais como o uso de métodos anticoncepcionais (camisinha feminina, pílula, entre outros) e doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids.

Para o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Rony da Silva (PMDB), que esteve presente na realização, este tipo de trabalho é de grande valia para toda a comunidade.   “É importante a conscientização; é uma das ações que a Secretaria vem executando e que a Câmara quer ser parceira para divulgar também”, explicou o vereador.

Já a Secretaria de Saúde, Maria Aparecida Costa, contou que antes mesmo do meio-dia cerca de 200 mulheres já haviam recebido as orientações repassadas pela equipe à disposição da comunidade. Os profissionais também realizaram teste de espirometria, exame capaz de avaliar a capacidade pulmonar de pessoas com sintomas respiratórios, tais como falta de ar, por exemplo. “Distribuímos o material de divulgação para que conheçam tanto o Programa Municipal de Controle do Tabagismo quanto o tratamento realizado”, contou a gestora da pasta.

A Secretária ressaltou que as pessoas dispostas a parar de fumar podem se inscrever no grupo de tratamento do tabagismo na segunda-feira, dia 2. No total, são 40 vagas disponibilizadas. Para participar, é preciso trazer a identidade, cartão do SUS e cartão do posto de saúde.

Colaboração: Vanessa Irizaga/Assessoria de Imprensa

[soliloquy id=”69440″]