Saúde

Vereadores de Criciúma discutem abertura do Hospital Materno Infantil

Foto: Daniela Savi

Foto: Daniela Savi

Os vereadores receberam ontem (6) a Ata da reunião realizada no último fim de semana que teve a presença do prefeito em exercício na ocasião, Verceli Coral, o secretário de Saúde, Paulo Conti, o secretário de Saúde Adjunto do Estado Acélio Casagrande, e a direção do Hospital São José, que tratou da garantia do funcionamento da Maternidade do Hospital São José. Na data houve acordo com os médicos pediatras da entidade de que aceitariam a continuidade do serviço sob a garantia da abertura da maternidade do Hospital materno Infantil Santa Catarina em 90 dias, e esta Ata foi um pedido dos parlamentares durante a reunião que ocorreu na tarde dessa segunda-feira (5), no Hospital. O documento foi lido em Plenário e ressaltado pelo presidente em exercício, Ricardo Fabris (PDT).

“Preocupa-me primeiro esse prazo para a conclusão do Materno Infantil. Torço para que isso seja concretizado. Quem assinou a Ata tinha condições de dar o prazo, e concluindo as obras acaba-se essa discussão da Maternidade Infantil”, reforçou o presidente referindo-se a uma parte do documento que está escrito “Mantém-se a obrigatoriedade dos gestores em concluir e manter a obra, compra e instalação dos equipamentos, garantindo as condições para o pleno funcionamento, dentro de 90 dias”. “Vamos indicar dois vereadores para fazer parte das reuniões da Comissão que existe no Hospital, para acompanhar os trabalhos”, acrescentou.

O vereador Dr. Mello (PT) destacou que esse assunto é muito importante, “mas não consigo entender como então pouco tempo se conseguiu fazer o que seria um problema técnico deixasse de existir. Preocupa-me também quando é assinado um documento que em três meses aquela Casa de Saúde vai funcionar o Hospital Materno Infantil, e falta muita coisa a ser feita. Gostaria que conseguissem fazer com que o hospital funcionasse. Estamos esperando há 17 anos”.

“Quando se dá data é importante ter a certeza da conclusão. Vejo pelas visitas, a maioria dos aparelhos não vai funcionar. Tomara que consigamos resolver o problema”, ressaltou, o vereador Salesio Lima (PSD), lembrando o projeto Saúde 10, que contou com o envolvimento de todos os parlamentares no ano passado na busca de assinaturas. Os vereadores Paulo Ferrarezi (PMDB) e Moacir Dajori (PSDB), também usaram a Tribuna para manifestar sobre a conclusão do Hospital Materno Infantil.    

O vereador Itamar da Silva (PROS) usou a Tribuna para ler uma matéria sobre os escândalos do Governo Federal. “Estão fazendo com o nosso dinheiro, um tremendo festival entre amigos. Fico envergonhado quando abro revistas, como Veja, Folha de São Paulo e Isto é. Toda semana existe denúncia de corrupção”, comentou. 

Colaboração: Daniela Savi