Política

Vereadores de Criciúma ouvem as comunidades

Foto: Daniela Savi

Foto: Daniela Savi

Uma ação inovadora. Assim descreveu Ronaldo dos Santos, presidente do Loteamento Girassóis e 2001, de Criciúma, ao mencionar o projeto “Câmara te Ouve”, proposto desde maio deste ano pelo Legislativo. Desde então, diversas pessoas puderam acompanhar como são aprovados os projetos, os requerimentos, as indicações, as moções e como os parlamentares fazem o uso da Tribuna. Como a ação tem o intuito de aproximar a Casa do Povo da população, a comunidade também tem voz e usa uma parte do espaço para abordar as necessidades de cada bairro. As sessões já ocorreram nas regiões da Quarta Linha, do Rio Maina e da Próspera. Os próximos serão amanhã (26) na região do Pinheirinho e dia 23 de setembro na região da Santa Luzia.

“É um projeto muito bom. Assim a comunidade pode participar. Eu mesmo nunca tinha ido ao Legislativo e pude compartilhar, colocar as necessidades da minha localidade e conhecer de perto os vereadores. Acho que o tempo para as pessoas falarem poderia até aumentar para que os representantes das comunidades possam explanar mais”, comentou Santos.

Para Walter José de Andrade, presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Salete, esse é um momento de os parlamentares conhecerem melhor os anseios das comunidades. “Os vereadores não podem fazer tudo, mas podem ouvir e obter ou tentar uma resposta. Muitas vezes não há solução, mas há uma preocupação do parlamentar em tentar solucionar”, enfatizou.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Quarta Linha, Charles de Sousa, lembrou que nem todos têm condições de sair de sua localidade para acompanhar uma sessão. “Muitos moram longe ou às vezes dependem de ônibus. Quando o Legislativo vai para determinada região entram em pauta assuntos pertinentes àquela região, gerando ainda valorização da comunidade. Esse projeto deveria ocorrer todos os anos para criar cada vez mais aproximação do parlamentar com a população”, destacou.

Durante a passagem pelos bairros, a Sessão se dá da seguinte forma: A Tribuna Livre é destinada aos representantes de bairros e depois seguiu com o uso do Horário Político, Grande Expediente e Ordem do Dia.

“Acho importante o papel da Câmara de se aproximar do cidadão criciumense. Além de ouvirmos de perto as reivindicações, podemos sentir a necessidade de cada bairro, de cada localidade. Depois todas as reivindicações serão apresentadas ao Executivo de forma coletiva, em nome dos 17 vereadores. Nós também pudemos, com isso, mostrar para a comunidade como é uma Sessão do Legislativo”, argumentou a presidente Tati Teixeira (PSD).

Conforme a presidente, mais de 80% da população nunca foi a uma Sessão do Legislativo, ou seja, não conhece o papel do vereador e não sabe o que faz a Câmara de Vereadores. “Estamos felizes pela representatividade dos presidentes das Associações de Moradores, e também com a presença dos moradores”, emendou. Essa iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Cronograma:

26/8 – Pinheirinho – Teatro Rogacionista Bairro da Juventude – às 19h

23/9- Santa Luzia – Centro Comunitário – às 19h

Colaboração: Daniela Savi