Geral

Vereadores de Morro da Fumaça também entram na luta para que o teste do coraçãozinho se torne lei

Foto: Marciano Bortolin

Foto: Marciano Bortolin

Inspirados pela família de Orleans, o presidente do Legislativo de Morro da Fumaça, Renato Zaccaron e o vereador José Carlos Bortolin, o Calita, ambos do PMDB, também prometem entrar na briga para tornar lei o exame de oximetria de pulso. Eles já tiveram requerimento aprovado esta semana, mas garantem que não irão parar por aí. “Assim como vereadores de outros municípios da região, nós iremos batalhar para que este exame seja disponibilizado gratuitamente a todos os recém-nascidos de nossa região. Acreditamos que se todas as cidades se unirem em torno deste pleito, conseguiremos mais fácil”, salientou Zaccaron.

O exame é feito nos primeiros dias de vida e mostra se o bebê possui algum problema cardíaco. “Acredito que todas as autoridades da nossa região devem levantar este assunto e fazer um grande movimento para sensibilizar o Governo Federal”, falou Calita.

O teste do coraçãozinho é indolor e não invasivo. Ele monitora o nível de oxigênio no sangue do bebê. Quando estes níveis forem inferiores a 95%, pode indicar a possibilidade da existência de uma cardiopatia congênita. “Segundo dados, uma em cada 100 crianças nasce com cardiopatia congênita. A disponibilidade gratuita deste exame poderá salvar muitas vidas’, finalizou Zaccaron.

Colaboração: Marciano Bortolin