Poder Legislativo

Vereadores de Orleans autorizam concessão de alvará para exploração e extração de lavra de argila

Sessão ordinária Câmara de Vereadores de Orleans 12/06/2017

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Os Projetos de Lei do Executivo – PE nº 19 e nº 20 de 2017, que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a conceder Alvará de Operação para exploração e extração de lavra de argila e beneficiamento associado.

O primeiro concede licença à empresa Mineração Rio do Valle Ltda ME., na localidade de Chapadão. O segundo à empresa Tecnoclay Mineração Indústria e Comércio Ltda., nas localidades de Barracão e Furninhas.

Fica reservada ao Poder Executivo Municipal a exploração para uso público dos materiais. A concessão do documento fica condicionada à apresentação da Licença Ambiental expedida pelo Órgão Ambiental competente. A cópia deverá ser igualmente apresentada e mantida em arquivo pela Fundação Ambiental Municipal de Orleans – FAMOR. A autorização vigorará por um período de dois anos.

Na oportunidade, também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo – PE nº 29, de 1 de junho de 2017, que fixa percentual de assistência financeira mensal a alunos matriculados nos cursos de graduação de ensino superior do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

Os recursos relativos à assistência financeira não serão superiores a 1% da receita corrente líquida anual, devendo ser estabelecido a cada ano, por ato do Poder Executivo, o valor fixo mensal para atendimento do programa.

A distribuição dos valores se dará na seguinte proporção: 90% para alunos carentes; e 10% para alunos portadores de deficiências. O processo de seleção para os candidatos a bolsa deverá ser semestral, através de avaliação da documentação dos interessados inscritos e da fiscalização do cumprimento dos critérios para a sua obtenção e manutenção.

Conforme justificativa, o Projeto de Lei tem por objeto adequar o programa de bolsa de estudos para estudantes de graduação no município, através do Unibave, garantindo aos interessados igualdade de condições na participação do programa.

Demais pautas em votação:

Aprovados por unanimidade

Projeto de Lei do Executivo – PE nº 30, de 30 de maio de 2017, que visa adequar a lei que dispõe sobre o Conselho Municipal de Educação à Legislação Vigente.

Projeto de Lei do Executivo – PE nº 31/2017, que reconhece despesa de exercício anterior e autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a empenhar/liquidar/pagar, do contrato com o Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina, no valor de R$ 37 mil.

Indicação nº 63/2017, do vereador Paulo Canever (PSD): “Que o Executivo faça a instalação de uma Academia ao Livre na comunidade de Oratório, ao lado do Centro de Idosos”.

Indicação nº 64/2017, do vereador Udir Luiz Pavei (PSD): “Que o Executivo faça a abertura de parte da Rua Alfredo Dandolini, na Cohab João de Barro”.

Tribuna livre:

Durante a sessão ordinária, fizeram uso da tribuna os vereadores Rodinei Pereira (PSD); Pedro João Orben (PMDB); Paulo Canever (PSD); Hildegart Thessmann Durigon (PSDB); Antônio Dias André (PMDB), o Geada; Mirele Cruz Debiasi Périco (PSDB); Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá; e Udir Luiz Pavei (PSD), o Dija.

[soliloquy id="225923"]

Assista à sessão ordinária na íntegra no vídeo abaixo:

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados