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Viaduto de Laguna tem dois vãos de vigas instalados

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Dois vãos de vigas estão instados no viaduto de acesso a Laguna, localizado no km 311,8 da BR-101 Sul. A estrutura é integrante do conjunto de obras de artes especiais (OAEs) do lote 1 da travessia urbana lagunense, dentro dos empreendimentos para expansão de tráfego na rodovia federal.

Os vãos, próximos da cabeceira sul, receberam a instalação de 24 vigas (12 em cada seção), num total de 48 suportes necessários para compor as pistas elevadas no viaduto. Os trabalhos foram realizados na quinta-feira e sexta-feira passadas. O consórcio Setep-Setorsul pretende instalar vigas no terceiro vão no início do mês de abril, finalizando todos os trabalhos de içamento no quanto vão em maio próximo.

O consórcio prepara as próximas unidades de vigas para instalação. Cada estrutura leva 21 dias de cura, tempo necessário para secagem completa. Cada viga mede 16,70 metros de comprimento, com 1,30 metros de altura, pesando cerca de 25 toneladas individualmente. O primeiro vão do viaduto tem vigas maiores, com 20,30 metros de comprimento.

Modificações no trânsito

Os motoristas precisam atentar para as modificações temporárias no tráfego entre o km 311 ao km 312, necessárias durante a realização dos trabalhos de içamento de vigas. Os usuários que estiverem em Laguna e precisarem seguir viagem para o Norte do estado, seguirão normalmente pelo traçado de pista. Para seguir do centro de Laguna para o extremo-sul, os motoristas deverão acessar o retorno disponível após a cabeceira Norte do viaduto em construção, em local identificado pela sinalização vertical provisória de obras.

O acesso ao centro ou demais bairros lagunenses, para os motoristas que trafegarem no sentido Norte-Sul, será disponibilizado espaço dentro do espaço de obras. Não será alterado o acesso a Laguna para os veículos que seguirem no sentido Sul-centro de Laguna.

Todos os trabalhos de içamento de vigas no viaduto de acesso Sul a Laguna serão avisados com antecedência. O processo de instalação de vigas não irá interferir diretamente no fluxo de veículos pelo trecho, porém, os motoristas precisam atentar para o transporte das vigas entre o canteiro de obras até a frente de trabalho, devendo manter distância mínima de 20 metros do veículo que transporta a estrutura, com manutenção da distância lateral, por isso, ultrapassagens não são recomendadas. Chegando ao canteiro de obras, destino do içamento das vigas, os motoristas devem atentar, agora, aos trabalhos de manobra do caminhão de transporte e instalação nos pilares. 

Os pedestres que circulam próximos à construção não devem cruzar a rodovia pela frente de obras. Nesse local há máquinas pesadas, caminhões e trabalhadores em trânsito constante, o que possibilita risco de acidentes àqueles que não pertencem ao quadro funcional da construção. Para travessia segura, é preciso usar a passagem de pedestres exclusiva, indicada e sinalizada no canteiro, respeitando o local determinado pelas construtoras ou observar o melhor local para travessia da pista, em trecho em que os motoristas possam visualizar a travessia anteriormente.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC